Novidades
Qual a diferença entre Juros Reais e Nominais?

23/11/2023
Ao ouvir o noticiário econômico, é corriqueiro que se cite que o Brasil possui um juro real alto, o que para um leigo pode suscitar dúvidas sobre o que seria esse juro real? O que lhe difere do juros de uma parcela de uma compra ou investimento?
Para responder a essa pergunta, é necessário definirmos o que é juro nominal. Os juros nominais são a taxa de juros imposta a um bem ou serviço, pelo seu emissor. Por exemplo, quando uma pessoa realiza um empréstimo junto ao banco, a instituição coloca no valor emprestado uma porcentagem de juros, calculada de forma a dar lucro para o banco.
Ao longo do tempo, conforme esse empréstimo vai sendo quitado, a inflação diminui o valor de compra desse valor, incluindo o juro, diminuindo a rentabilidade do banco. O valor dos juros, descontada a inflação, é o juros real. Tomemos como exemplo, uma aplicação atrelada à SELIC, que paga ao final do ano, 12,25%. No mesmo período, houve uma inflação de 4%.
Para definir qual foi o juro real para o período, é necessário fazer a seguinte conta: 12,25 (Juro Nominal) - 4 (valor da Inflação) = 8,25 (Juros Reais).Assim, temos que no cálculo anterior, o valor de 8,25% é o Juro Real no exemplo.
Por Pedro Guedes
Informações: Investing, IBGE, FGV
Imagem: Freepik
Veja também:

O smart contract e o seu funcionamento
Ao longo dos últimos anos, a economia vem sendo...

Bradesco e Banco do Brasil propõem fechamento de capital da Cielo
Durante a divulgação dos balanços de Bradesco e...

Ações da Apple atingem máxima histórica na Bolsa dos EUA, após recomendação de compra por Banco de Investimentos
A semana se inicia com um recorde sendo quebrado...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!