Novidades
Qual a diferença entre Juros Reais e Nominais?
23/11/2023
Ao ouvir o noticiário econômico, é corriqueiro que se cite que o Brasil possui um juro real alto, o que para um leigo pode suscitar dúvidas sobre o que seria esse juro real? O que lhe difere do juros de uma parcela de uma compra ou investimento?
Para responder a essa pergunta, é necessário definirmos o que é juro nominal. Os juros nominais são a taxa de juros imposta a um bem ou serviço, pelo seu emissor. Por exemplo, quando uma pessoa realiza um empréstimo junto ao banco, a instituição coloca no valor emprestado uma porcentagem de juros, calculada de forma a dar lucro para o banco.
Ao longo do tempo, conforme esse empréstimo vai sendo quitado, a inflação diminui o valor de compra desse valor, incluindo o juro, diminuindo a rentabilidade do banco. O valor dos juros, descontada a inflação, é o juros real. Tomemos como exemplo, uma aplicação atrelada à SELIC, que paga ao final do ano, 12,25%. No mesmo período, houve uma inflação de 4%.
Para definir qual foi o juro real para o período, é necessário fazer a seguinte conta: 12,25 (Juro Nominal) - 4 (valor da Inflação) = 8,25 (Juros Reais).Assim, temos que no cálculo anterior, o valor de 8,25% é o Juro Real no exemplo.
Por Pedro Guedes
Informações: Investing, IBGE, FGV
Imagem: Freepik
Veja também:
Google em um dilema, como diminuir o desperdício de alimentos sem afetar o benefício favorito de seus funcionários?
Uma das características mais marcantes dos...
O que são produtos White Label e como eles e a GBX podem auxiliar a sua empresa
Ao longo dos últimos anos os avanços...
Quais tipos de ações de empresas existem na B3?
Ao se analisar um pregão diário da bolsa de...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!