Novidades

O uso do dinheiro em espécie no mundo: o caso de Amsterdã

O uso do dinheiro em espécie no mundo: o caso de Amsterdã

03/08/2023

Nos últimos anos, uma crescente tendência global em direção à digitalização das transações financeiras tem acontecido, impactando a utilização do papel moeda em várias cidades ao redor do mundo, especialmente na Europa, como é o caso de Amsterdã. Na cidade holandesa, a perda da força do papel moeda tem sido influenciada por diversos fatores, um deles é referente a Holanda ser conhecida como um país altamente avançado em termos de tecnologia e infraestrutura digital. A disponibilidade generalizada de acesso à internet e a ampla adoção de dispositivos móveis tornaram mais fácil para os cidadãos realizarem pagamentos eletrônicos, seja por meio de cartões de débito e crédito, aplicativos de pagamento ou sistemas de pagamento online.

Em conjunto a isso, a preferência da população por métodos de pagamento mais convenientes e seguros também tem contribuído para a perda da força do papel moeda na cidade a partir do oferecimento de maior facilidade e agilidade nas compras e transferências de dinheiro. Outro fator relevante é o incentivo do governo holandês para a promoção de uma sociedade sem dinheiro em espécie, com o país buscando a redução de custos associados à produção, transporte e gestão do papel moeda, assim como a prevenção de atividades ilegais e lavagem de dinheiro.

A pandemia de COVID-19 também desempenhou um papel significativo na diminuição do uso do papel moeda na cidade e em todo o mundo. Como consequência, as medidas de distanciamento social e preocupações com a higiene levaram muitas pessoas e empresas a optarem por transações digitais para evitar o manuseio de dinheiro físico. Apesar da perda gradual da força do papel moeda em Amsterdã, é importante notar que ainda existem setores e grupos que continuam a depender do dinheiro em espécie. Turistas, por exemplo, podem preferir o uso de dinheiro durante suas visitas, e alguns pequenos estabelecimentos comerciais podem não ter a infraestrutura necessária para aceitar pagamentos eletrônicos.

Entretanto, de forma geral, a perda da força do papel moeda em Amsterdã é uma tendência impulsionada pela crescente digitalização das transações financeiras, incentivos governamentais e mudanças de comportamento da população. Embora o papel moeda ainda não tenha desaparecido completamente, é provável que seu uso continue a diminuir à medida que a tecnologia financeira avança.


 

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: BBC Brasil

Imagem: GBX
 

Veja também:

Com a Taxa de Juros mais alta, Agentes de Mercado começam a visualizar uma taxa de juros neutra mais alta para os EUA

Com a Taxa de Juros mais alta, Agentes de Mercado começam a visualizar uma taxa de juros neutra mais alta para os EUA

O ano de 2024 foi marcado pelo embate entre o...

Leia mais
Empreendedorismo e a política ESG

Empreendedorismo e a política ESG

Em termos legislativos, no Brasil, em março de...

Leia mais
Em decisão dividida, COPOM reduz a SELIC em 0,25%, colocando em dúvida se o ciclo de cortes de juros irá ou não acabar

Em decisão dividida, COPOM reduz a SELIC em 0,25%, colocando em dúvida se o ciclo de cortes de juros irá ou não acabar

Após dois dias de reunião, o Comitê de Política...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: