Novidades
Investidores procuram novas oportunidades nas startups focadas em Inteligência artificial, revertendo parcialmente o momento de contenção de investimentos nas startups
08/07/2024
Após um 2021 de franco crescimento, com investidores aportando valores com custos baixos, muitas vezes, tolerantes a longos períodos de prejuízo, as startups viram a situação mudar rapidamente nos anos seguintes. Investidores mais criteriosos, menos dispostos a assumir riscos e a aceitar resultados negativos. A partir disso, as startups de diversos ramos do mercado de tecnologia tiveram que se adaptar, priorizando cortes de custos, como de pessoal, de forma a deixar o crescimento da empresa em segundo plano.
Esse período de menor crescimento, levou ao fechamento de grande número de startups, que mesmo contando com boas ideias e produtos, não conseguiram transformar esse patrimônio tecnológico em lucros para seus investidores. Uma notável exceção a esse período de "Inverno" para as startups, foi a área de Inteligência Artificial.
Desde que o Chat GPT, da OpenIA estourou a bolha de sua área de atuação e alcançou demais estratos da economia e se tornou conhecida de boa parte da sociedade, o boom de empresas procurando inserir em suas estruturas ferramentas de IA, se iniciou. Esse movimento, que ganhou corpo em 2023, adentrou o ano de 2024, marcando o ritmo do mercado acionário durante o primeiro semestre de 2024, com os investidores procurando boas oportunidades de investimento que tratem do tema da Inteligência Artificial ou que construam novas soluções com o uso destas tecnologias.
A partir disso, a busca dos investidores em aproveitar o mercado de IA, os leva a retomar, ainda que em menor grau, a realização de investimentos em startups de forma mais profunda. No entanto, os altos custos para compra de equipamento e desenvolvimento de ferramentas em IA, apresenta uma barreira importante para a retomada do período de bonança de 2020-2022. Esse cenário demanda que startups tenham alto grau de planejamento e pesquisa, de forma a aproveitar o máximo possível os valores adquiridos com investidores.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com Informações de: Infomoney
Imagem: GBX
Veja também:
Com ano majoritariamente negativo, B3 perde investidores Pessoa Física no 1º semestre de 2024
A B3, em sua divulgação periódica de dados,...
Febraban inicia processo de certificação de Instituições Financeiras e cria selo antifraude
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está...
Startup vê queda de transferências para bancos tradicionais e crescimento para fintechs
Com o passar dos anos, houve uma notável queda...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!