Novidades
Por que é tão difícil "prever" a cotação de uma moeda no mercado de câmbio internacional?

03/01/2024
Dentro do mercado financeiro, é comum ver Bancos, Casas de Investimento, e outros Agentes de Mercado publicarem estimativas para o valor de moedas estrangeiras frente ao Real Brasileiro, como o Dólar Estadunidense. Mais comum ainda, é ver essas previsões não se concretizarem, com a moeda estrangeira analisada variando muito abaixo ou muito acima dos patamares de preço estimados.
O leigo pode se perguntar sobre o que poderia gerar esse resultado, dado que a moeda, como qualquer outro produto, é suscetível à Lei da Oferta e da Procura. A questão aqui é que o câmbio de moedas estrangeiras, tendo o Dólar Estadunidense como maior e mais importante exemplo, possui seu preço definido por um amplo leque de variáveis voláteis, em adição à já referida Lei de Oferta e Procura.
Por exemplo, o dólar é um ativo procurado em situações de risco geopolítico ou econômico, o que pressiona sua demanda. Ainda, o contexto político interno dos EUA e do Brasil (no exemplo aqui descrito) afetam a percepção de risco e de procura desse produto. Essas e outras variáveis muitas vezes são analisadas superficialmente ou se alteram rapidamente, o que impacta na construção da projeção.
A partir das dificuldades de identificar, analisar e ponderar corretamente as inúmeras variáveis que determinam o preço do câmbio, principalmente se o horizonte de análise for muito longo, que jocosamente, se cunhou a seguinte frase: “Deus inventou a taxa de câmbio para humilhar os economistas”.
Para entender melhor o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de : Valor Econômico, USP
Imagem: Shutterstock/Google Images
Veja também:

Plataformas de web 3.0 no exterior: o caso da Romênia
Na Romênia, o Instituto Nacional de Pesquisa e...

Banco da Amazônia prepara follow on, consolidando tendência do mercado acionário brasileiro em 2024
O mercado acionário ao longo de 2024 vem sendo...

Web 3.0 e sua influência
O termo Web 3.0 vem sendo usado para tratar de...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!