Novidades

Open Finance: a iniciativa que traz inovação ao sistema financeiro

Open Finance: a iniciativa que traz inovação ao sistema financeiro

31/03/2023

O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros através da integração entre instituições financeiras que sejam participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Sendo assim, o sistema é uma iniciativa do BACEN que tem como principais objetivos, o transporte de inovação ao sistema financeiro, a promoção de concorrência e a melhora da oferta de produtos e serviços para o consumidor. 

O sistema financeiro aberto entrou em vigor em março de 2022 após ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e veio para substituir o “Open Banking”. Essa mudança ocorreu devido a nomenclatura do antigo projeto transparecer, em termos práticos, que ele estava relacionado apenas às informações de serviços bancários tradicionais. A partir disso, foi originado o nome “Open Finance” que possibilita a abrangência da abertura de dados de todo o ecossistema financeiro, conseguindo compartilhar dados relacionados a outros produtos e serviços financeiros, como por exemplo, câmbio, previdência, seguro e investimentos.  

Na prática, o Open Finance possibilita que clientes, podendo ser pessoa física ou jurídica, de produtos e serviços tenham a liberdade de compartilhar o seu histórico financeiro, ou seja, dados por meio dos canais digitais das respectivas instituições financeiras. Com estes dados, a instituição financeira consegue oferecer recomendações mais convenientes, como serviços extras, taxas de crédito mais baixas ou melhores condições de renovação. 

Esse processo é realizado de forma totalmente digital e gratuita, sendo realizado dentro de um ambiente seguro, orientado e regrado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Como consequência, as vantagens da criação desse sistema podem se dividir em quatro: a facilidade de acesso e compartilhamento, a segurança e privacidade a partir da LGPD e da CMN, o compartilhamento gratuito e, principalmente, maior inclusão financeira do público ao otimizar os custos operacionais das instituições financeiras. 

 

Por Ana Callegaro

Fonte: Open Finance Brasil

Imagem: iStock

Veja também:

SEC aprova ETFs de Ether à vista, após meses de deliberação sobre o tema.

SEC aprova ETFs de Ether à vista, após meses de deliberação sobre o tema.

Após meses de especulação e espera, a SEC...

Leia mais
Oito em cada dez transações bancárias já são digitais

Oito em cada dez transações bancárias já são digitais

No Brasil, o pagamento via celular tem ganhado...

Leia mais
A ascensão do Brasil como líder em pagamentos

A ascensão do Brasil como líder em pagamentos

No cenário da inovação financeira, especialmente...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: