Novidades
Após a Fitch, a S&P aumenta o rating de crédito do Brasil, para BB, com perspectiva de estabilidade.
01/01/2024
No dia 19 de dezembro, a Agência S&P, uma das três principais agências de classificação de risco, junto da Fitch e da Moody 's, divulgou mudanças no rating dos papéis soberanos de alguns países, incluindo o Brasil. Ao observar ao longo do ano, o desenvolvimento da economia brasileira e a aprovação da Reforma Tributária, ocorrida em final de novembro, a S&P informou que alterou a nota dos papéis soberanos do Brasil de "BB-"para "BB", com perspectiva de estabilidade.
A partir disso, a Agência de Classificação de Risco pontua que a nota dos títulos brasileiros poderá ser aumentada caso haja maior crescimento econômico e se estruture uma dinâmica benigna da dívida pública brasileira, com controle e posterior diminuição da dívida pública. Caso se verifique descontrole da trajetória da dívida, com aumento substancial da relação dívida/PIB, a nota será reajustada negativamente, com o rebaixamento do "rating"dos títulos brasileiros.
Com esse aumento, os títulos da dívida pública brasileira estarão a dois níveis do grau de investimento, que se inicia em BBB- e caracteriza os países com menor risco de calote nos títulos da dívida.
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Invest, S&P
Imagem: Getty Images
Veja também:
Setor de energia, tokenização e GEE
O Brasil é um dos maiores emissores globais de...
Campari e NFTs, como o setor de bebidas se destaca com a tokenização e a Web 3.0
Dentro da indústria de bebidas, é comum que...
Embrapa estuda usar a tecnologia de descentralização
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!