Novidades

Sistemas de Pagamentos Internacionais e sua importância para a economia global

Sistemas de Pagamentos Internacionais e sua importância para a economia global

01/12/2023

Um dos pilares mais importantes da Globalização, que atingiu seu auge no final da década de 1990, é a circulação de valores monetários. Como cada país possui seu sistema financeiro, fechado e isolado uns dos outros. Esse isolamento gera uma barreira de taxas para as transações, que junto às limitações tecnológicas geram maiores custos para operações financeiras que envolvam a transferência de valores monetários fiduciários de um país para outro. 

Uma solução para esse tipo de problema, foi a construção de de sistemas de processamento de pagamentos internacionais, conectando duas economias entre si, permitindo que as trocas comerciais possam ocorrer de forma mais eficiente. Esses sistemas em grande parte são resultado da cooperação internacional ou desejo de alguns países conseguirem se comunicar de forma mais segura com seus parceiros comerciais. Atualmente há 4 grandes sistemas de pagamentos internacionais, sendo eles o Sistema Swift, o SEPA, CIPS e o SPFS. 

O Sistema Swift é o Sistema de Processamento de Pagamentos e Mensageria mais utilizado no mundo e também o mais antigo, criado em 1973. Ele permite que  transações internacionais ocorram entre 2 a 4 dias de processamento, por meio de transmissão de dados via cabos submarinos e internet fechada que conecta os bancos participantes do Sistema Swift. Cada banco participante e suas contas possuem um código, que deve ser informado no momento da transferência. Cerca de 11.000 instituições em quase 200 países e territórios utilizam o Sistema Swift hoje. 

Com a adoção do Euro pela União Europeia, em 1999, um segundo passo da integração Continental foi a implementação de uma área de pagamentos. Após anos de projeto e negociação, em 2008 foi lançada a SEPA (sigla em inglês de Single Euro Payments Area). A Zona Exclusiva de Pagamento em Euros, na tradução em português, foi pensada para receber pagamentos em Euro e como resultado, participam desse sistema os membros da União Europeia, o Reino Unido, a Suíça, o Chipre, Mônaco, Andorra, San Marino e o Vaticano, totalizando 36 países. Os países que não fazem parte do projeto podem utilizar o SEPA para pagamentos, via o pagamento de taxas. 

O CIPS (sigla em inglês para Cross-Border Interbank Payment System)  e o SPFS (sigla russa para Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras)' são os projetos de Sistema de Pagamentos Internacionais implementados respectivamente pela China e Rússia, com o objetivo de implementar Sistemas de Pagamentos que não utilizem o Dólar dos EUA  ou o Euro, protegendo as empresas sino-russas de sanções e incentivando a desdolarização no comércio internacional. O CIPS, lançado em 2015, possui cerca de  1.300 instituições financeiras em 104 países e regiões conectadas ao sistema. Já o SPFS possui 440 Instituições conveniadas.

Por Pedro Guedes
Com informações de: BCE, SWIFT, CIPS, Reuters
Imagem: GBX
 

Veja também:

Desenvolvimento de CBDCs: o caso do Real Digital e do Dólar Digital

Desenvolvimento de CBDCs: o caso do Real Digital e do Dólar Digital

Com o crescimento do mercado de criptomoedas nos...

Leia mais
O que são e quais são as fintechs?

O que são e quais são as fintechs?

Nos últimos anos, o mercado bancário foi...

Leia mais
O Avanço da Apple nos Serviços Bancários: O BaaS unindo tecnologia e o mercado bancário.

O Avanço da Apple nos Serviços Bancários: O BaaS unindo tecnologia e o mercado bancário.

Na área de tecnologia, a Apple é uma das...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: