Novidades

O processo de Open Finance no Brasil

O processo de Open Finance no Brasil

20/11/2023

Como forma de modernizar o mercado bancário brasileiro, marcado por altos custos e extrema concentração de mercado, o Banco Central Brasileiro iniciou em 2021 o projeto de abertura e integração dos dados das Instituições Financeiras e dos seus consumidores. Esse projeto, inicialmente chamado de Open Banking, foi construído em 4 fases: 

A fase 1 do projeto foi iniciada em janeiro de 2021 e foi concluída em julho de 2021 Nesta fase, o foco foi o compartilhamento de dados padronizados das instituições financeiras. Os dados compartilhados incluem informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços financeiros, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.

A fase 2 do projeto foi iniciada em julho de 2021 e teve como foco o compartilhamento de dados não padronizados. Os dados compartilhados nesta fase incluem informações sobre o relacionamento do cliente com as instituições financeiras, como histórico de transações, saldos e limites.

A fase 3 do projeto foi iniciada em 2021 e se estendeu ao longo de 2022 e 2023 e teve como objetivo principal o compartilhamento de serviços financeiros. Nesta fase, os clientes podem autorizar as instituições financeiras a compartilharem seus dados e serviços entre si, sem a necessidade de intervenção manual.

A fase 4 do projeto foi iniciada em abril de 2023 e tem como foco o desenvolvimento de novos produtos e serviços financeiros. Nesta fase, as instituições financeiras poderão utilizar os dados e serviços compartilhados para desenvolver novos produtos e serviços financeiros personalizados para os clientes, bem como investimentos e seguros. 

Seria nesta fase,que o super app do Banco Central estaria disponibilizado, permitindo ao público ter em um só lugar todas as suas informações bancárias e propostas das instituições para crédito, investimento e seguros.Ao longo do desenvolvimento deste projeto, o Banco Central pretende melhorar o ambiente concorrencial e tornar os custos da contratação e uso de produtos bancários mais baixos, aumentando a bancarização da população.

Por Pedro Guedes
Com informações de: BCB, Valor Econômico
Imagem: Open Finance/ Google
 

Veja também:

A importância dos iniciadores de pagamentos

A importância dos iniciadores de pagamentos

Os iniciadores de pagamentos desempenham um...

Leia mais
Pagamentos digitais per capita dobraram desde 2019, mostra Banco Central do Brasil

Pagamentos digitais per capita dobraram desde 2019, mostra Banco Central do Brasil

De acordo com o Relatório de Economia Básica...

Leia mais
O que é o PMI e sua importância para a leitura econômica de um país?

O que é o PMI e sua importância para a leitura econômica de um país?

Ao se observar os indicadores econômicos, é...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: