Novidades
Banco Central abre consulta pública para discutir o mercado de criptoativos

18/12/2023
Nos últimos 3 anos, o mercado de criptoativos saiu de um patamar obscuro, frequentado por pessoas não inseridas no mercado financeiro tradicional, para um espaço permeado de Agentes de Mercado tradicionais, como bancos, traders e outras instituições financeiras. Entretanto, essa chegada de novos usuários ainda não gerou a implementação de uma regulação mais definida sobre o tema ou trouxe maiores salvaguardas aos seus usuários.
De forma a acelerar o processo de implementação de regulação, e sem cercear a inovação do mercado de criptoativos no Brasil, o Banco Central iniciou no dia 15 de dezembro, uma consulta pública, por meio online, para ouvir o público que consome produtos e serviços no mercado de criptoativos.
A consulta pública é formada por um questionário com 38 questões, divididas em 8 blocos de perguntas, separadas por temas, como segregação patrimonial, segurança cibernética, atividades ligadas a criptoativos, empresas estrangeiras e serviços de terceiros, armazenamento de chaves, governança, informações prestadas a clientes e prazo para adequação às regras a serem criadas pelo BCB. Essa consulta estará disponível no site do Banco Central até 31 de janeiro de 2024, e com essas informações, a Autoridade Monetária irá criar a regulação do setor, entre abril e maio do mesmo ano.
Tanto a abertura da consulta pública, quanto a criação subsequente da regulação do setor, mostram o compromisso do Banco Central em criar um ambiente regulatório plural, seguro e democrático.
Para aprender mais sobre o mercado financeiro, acesse o nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Exame, Valor Econômico e BCB
Imagem: GBX
Veja também:

Com o mercado financeiro Chinês em baixa, investidores locais e internacionais se direcionam para o mercado acionário japonês.
No início de 2024, um mercado que vem obtendo...

Lançamento do Pix Automático pelo Banco Central do Brasil
Uma nova era de pagamentos recorrentes está...

Mudança no mercado de capitais a vista? Mubadala Capital quer construir uma bolsa concorrente à B3
Na última semana, o mercado acionário brasileiro...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!