Novidades
Banco Central abre consulta pública para discutir o mercado de criptoativos
18/12/2023
Nos últimos 3 anos, o mercado de criptoativos saiu de um patamar obscuro, frequentado por pessoas não inseridas no mercado financeiro tradicional, para um espaço permeado de Agentes de Mercado tradicionais, como bancos, traders e outras instituições financeiras. Entretanto, essa chegada de novos usuários ainda não gerou a implementação de uma regulação mais definida sobre o tema ou trouxe maiores salvaguardas aos seus usuários.
De forma a acelerar o processo de implementação de regulação, e sem cercear a inovação do mercado de criptoativos no Brasil, o Banco Central iniciou no dia 15 de dezembro, uma consulta pública, por meio online, para ouvir o público que consome produtos e serviços no mercado de criptoativos.
A consulta pública é formada por um questionário com 38 questões, divididas em 8 blocos de perguntas, separadas por temas, como segregação patrimonial, segurança cibernética, atividades ligadas a criptoativos, empresas estrangeiras e serviços de terceiros, armazenamento de chaves, governança, informações prestadas a clientes e prazo para adequação às regras a serem criadas pelo BCB. Essa consulta estará disponível no site do Banco Central até 31 de janeiro de 2024, e com essas informações, a Autoridade Monetária irá criar a regulação do setor, entre abril e maio do mesmo ano.
Tanto a abertura da consulta pública, quanto a criação subsequente da regulação do setor, mostram o compromisso do Banco Central em criar um ambiente regulatório plural, seguro e democrático.
Para aprender mais sobre o mercado financeiro, acesse o nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Exame, Valor Econômico e BCB
Imagem: GBX
Veja também:
Santander traz para o mercado, sua plataforma de BaaS, mas com enfoque no comércio exterior
Ainda que a oferta de produtos de Banking as a...
Em um marco para a tokenização de ativos, empresas que tokenizaram ações pagam dividendos pela primeira vez
O mercado acionário brasileiro atinge uma marca...
As tendências globais para os meios de pagamento: o caso do Pacífico
Na Austrália e na Nova Zelândia, os consumidores...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!