Novidades
Na OMC, o Brasil adere ao Acordo de Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento.
27/02/2024
Na última semana, o Brasil, junto a mais de 120 países, se comprometeram a incorporar o Acordo de Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento, conhecido pela sigla AFID, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O Acordo, finalizado após a negociação com os países membros da OMC, define um novo conjunto de regras uniformizadas para investimentos nos países signatários, aumentando a segurança jurídica para os investidores.
Cabe destacar, que o texto recém finalizado, precisa ser aprovado para a votação. Para isso, os 164 países membros da OMC devem concordar em levar o texto para votação. Para o AFID ser incorporado ao conjunto de regras da OMC, dois terços dos membros devem aprovar o acordo, ou seja, 75 dos países-membros devem votar a favor da medida.
Atualmente, os 122 países que se comprometeram a aprovar o AFID vem pressionando a Índia a concordar com a votação do texto. O país asiático vem se mostrando reticente a aprovar a entrada do texto na pauta de votações da OMC. A instituição internacional, antes símbolo da globalização, vem enfrentando anos difíceis, com suas discussões esvaziadas pelas objeções de Grandes Potências, como China e Estados Unidos, inviabilizando discussões e incentivando o descumprimento de suas deliberações.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Valor econômico
Imagem: GBX
Veja também:
Banking as a Service: como os bancos vêm utilizando?
Em um cenário em constante evolução, onde...
O que é uma OPA ? e porque isso ocorre?
Dentro do Mercado financeiro, é um marco...
A fim de preservar as taxas de spreads, Bancos diminuem a captação de Debêntures Incentivadas
Ao longo de 2024, investidores procuraram com...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!