Novidades
Iniciativa do Google para pagamentos via QR Code como alternativa para o NFC em celulares de entrada
11/07/2023
De olho no mercado de pagamentos, sobretudo no público de menor renda, o Google anunciou que, em breve, os brasileiros que usam a carteira digital da empresa terão um sistema que permite o pagamento a partir da leitura de QR Codes. A partir desse projeto, o Brasil se tornará o primeiro mercado a testar a tecnologia, que tem a intenção de abraçar um usuário com celular de entrada e que não tem a tecnologia de pagamento por aproximação, também conhecido como "NFC" e que está presente nos smartphones.
O novo recurso foi projetado para tornar qualquer smartphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitais com cartões de crédito e débito. Atualmente, a Apple tem um sistema para o pagamento via celular apenas aproximando o aparelho nas máquinas de cartão, dependendo do NFC. Por outro lado, a partir do modelo do Google, as máquinas vão exibir um QR Code para ser lido pela câmera do celular.
De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com a tecnologia NFC. À vista desse cenário, o Google encontrou essa solução para o problema, além de aprimorar a inclusão de outros aparelhos dentro da tecnologia conhecida como NFC.
Dessa forma, a autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas o aplicativo Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação. Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Valor Econômico e CNN Brasil
Imagem: iStock
Veja também:
O que é uma OPA ? e porque isso ocorre?
Dentro do Mercado financeiro, é um marco...
Utility Tokens
Diante das mudanças tecnológicas podem ser...
Após 17 anos, o Japão aumenta sua taxa de juros, e encerra o período de juros negativos.
Após 17 anos e alguns meses de especulação e...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!