Novidades

Marco legal da securitização: o que mudou e como influencia?

Marco legal da securitização: o que mudou e como influencia?

02/06/2023

O Marco Legal da Securitização é uma legislação que foi implementada no Brasil com o objetivo de estimular e regulamentar o mercado de securitização no país. A securitização é uma prática financeira que consiste em transformar ativos, como empréstimos, recebíveis e outros direitos de crédito, em títulos negociáveis no mercado financeiro.

A securitização tem se mostrado uma importante ferramenta para promover o acesso a recursos de longo prazo para empresas e instituições financeiras, ao mesmo tempo em que oferece aos investidores mais opções de investimento. Por meio da securitização, os ativos são agrupados e transformados em títulos lastreados nesses ativos, que são então vendidos a investidores.

As medidas implementadas pelo Marco Legal da Securitização tiveram como objetivo principal fomentar o mercado de securitização no Brasil, permitindo que empresas e instituições financeiras tenham acesso a financiamentos de longo prazo, e ao mesmo tempo oferecendo aos investidores opções de investimento mais diversificadas e atraentes.

O mercado de securitização no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo Marco Legal e pelo interesse crescente de empresas e investidores nesta modalidade. A securitização tem se mostrado uma alternativa vantajosa tanto para empresas que buscam financiamento como para investidores que procuram diversificar suas carteiras de investimento.

Em 2022, o Novo Marco Legal da Securitização entrou em vigor, instituído pela Lei nº 14.130/2021. Essa nova legislação trouxe diversas mudanças e avanços para o mercado de securitização, as quais as que mais se destacam são: a ampliação do escopo de ativos, criação de empresas de securitização, simplificação e agilização do processo e, ainda, o incentivo fiscal. 

Essas medidas do Novo Marco Legal da Securitização buscam impulsionar o mercado, incentivando a participação de investidores e a securitização de ativos diversos. Dessa forma, com um ambiente regulatório mais favorável, é esperado pelos analistas um crescimento do mercado de securitização no Brasil, promovendo o acesso a financiamentos de longo prazo para empresas diversas, não sendo mais de apenas empresas do setor imobiliário e do agronegócio e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

 

Por Ana Carolina Callegaro 

Com informações de Exame e Senado Federal

Imagem: GBX

Veja também:

Lançamento do Pix Automático pelo Banco Central do Brasil

Lançamento do Pix Automático pelo Banco Central do Brasil

Uma nova era de pagamentos recorrentes está...

Leia mais
Chatp GPT X Bard: A disputa de mercado pelos chatbots de Inteligência Artificial

Chatp GPT X Bard: A disputa de mercado pelos chatbots de Inteligência Artificial

Desde o final de 2022, a internet vem se...

Leia mais
Em movimento ousado, controladora da Google inicia negociações para compra de startup da área de cibersegurança

Em movimento ousado, controladora da Google inicia negociações para compra de startup da área de cibersegurança

O terceiro trimestre no mercado financeiro se...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2025. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte nossa política de privacidade.