Novidades

O Banco de Compensações Internacionais e o Projeto Nexus: o PIX sem fronteiras?

O Banco de Compensações Internacionais e o Projeto Nexus: o PIX sem fronteiras?

03/04/2023

Dentro do sistema financeiro internacional, há uma instituição antiga, responsável pela supervisão bancária e a cooperação internacional entre os Bancos Centrais. Essa instituição é conhecida pela sigla BIS, de origem inglesa, para Bank for International Settlements. 

Em português, o BIS é conhecido como Banco de Compensações Internacionais. A partir de sua localização, na cidade de Basileia, na Suíça, o Banco de Compensações Internacionais realiza pesquisas e discussões entre os seus países membros para entender e definir os rumos do sistema bancário internacional. Esta instituição construiu as recomendações para o Sistema Interbancário que serviram de base para os Acordos de Basileia, assinados em 1988, 2004 e 2010 e que guiam a atuação dos bancos dentro das economias nacionais e no mercado internacional.

Nos últimos anos, o BIS demonstrou maior atenção ao tema dos Sistemas de Pagamentos Instantâneos e em como estas ferramentas podem dinamizar as economias nacionais. O desenvolvimento de soluções para a realização de pagamentos instantâneos não é algo novo, com vários bancos centrais iniciando pesquisas ou lançando para o público essas soluções. 

No Brasil, temos o PIX, lançado em 2020 e que se massificou rapidamente, superando em vários momentos o volume de pagamentos realizados nas formas de cartão de débito e crédito. No âmbito do BIS, também há um projeto de Solução para Pagamentos Instantâneos, que está em desenvolvimento desde 2019 e que está iniciando os primeiros testes práticos, o Projeto Nexus.

O principal objetivo do Projeto Nexus é conectar cerca de 60 países a uma base de pagamentos instantâneos internacionais comum, permitindo que pessoas e empresas possam transacionar valores de maneira mais ágil. Atualmente, o projeto está disponível para uso em dois países asiáticos e um país europeu, sendo eles respectivamente  Malásia, Singapura e Itália. Após seu lançamento oficial, o Nexus será disponibilizado para o uso no Brasil também. Para o público leigo, o Nexus funcionaria como um PIX Internacional, algo que o BACEN não descarta implementar no PIX, em um futuro próximo. 

Partindo do pressuposto que a tendência  tecnológica é que cada país construa sua solução para pagamentos instantâneos, o BIS não ambiciona em substituir esses projetos nacionais, mas sim em conectá-los em uma base comum, permitindo que haja conversão instantânea entre moedas e que os diferentes aplicativos disponíveis consigam conversar entre si. Hoje, o projeto precisa resolver essas duas questões, sendo necessário conectar de maneira bem sucedida os diversos projetos nacionais para pagamento instantâneo hoje existentes e construir uma rede de instituições de câmbio e compensação que consigam efetuar alto volume de transações com rapidez, segurança e preços com bom custo-benefício para o usuário final. 

Ainda, o BIS tem o desafio de construir o Projeto Nexus de maneira compatível com ampla gama de legislações financeiras e de acordo com os acordos e tratados de combate à lavagem de dinheiro, que variam sensivelmente de acordo com a região do globo. Mesmo sendo uma tarefa complexa estruturar o Nexus a operar de maneira bem sucedida, se alcançar esse resultado, o BIS poderá iniciar uma nova fase no comércio e turismo internacional, com empresas e turistas transacionando produtos e serviços ao redor do mundo com maior rapidez, segurança e melhor preço. 

Por Pedro Guedes

Fonte: Bank for International Settlements e Banco Central do Brasil 

Imagem: Bank for International Settlements

Veja também:

Crowdfunding de investimento no mundo: participação na Europa

Crowdfunding de investimento no mundo: participação na Europa

O crowdfunding, que se refere à prática de...

Leia mais
O que condiciona o preço do petróleo ao longo do dia?

O que condiciona o preço do petróleo ao longo do dia?

De todas as commodities que são consumidas por...

Leia mais
Banco do Brasil realiza leilão de imóvel rural com possibilidade de pagamento com créditos de carbono

Banco do Brasil realiza leilão de imóvel rural com possibilidade de pagamento com créditos de carbono

O Banco do Brasil lançou um leilão online de...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: