Novidades

Após Shein e Shoope, mais uma varejista chinesa entra no mercado brasileiro, a Temu

Após Shein e Shoope, mais uma varejista chinesa entra no mercado brasileiro, a Temu

27/05/2024

Nos últimos anos, o varejo brasileiro foi sensivelmente impactado pela entrada de players estrangeiros, mais notadamente, a Amazon, gigante estadunidense, que vende desde livros, até utensílios para a casa, e as grandes varejistas chinesas, Shein e Shopee, focadas em roupas e artigos em geral, respectivamente. Esses nomes ganharam o gosto e a preferência de parcela significativa da população, e com preços baixos e entrega rápida, vêm pressionando seriamente as concorrentes brasileiras, como Magazine Luiza, Renner, entre outras.

Como medida para diminuir o impacto dessas empresas estrangeiras,o Congresso está debatendo a taxação de compras de até US$50,00. Neste cenário, mais uma empresa chinesa de varejo está entrando no mercado brasileiro,a Temu. Criada em 2022, a varejista chinesa tem suas origens em outro projeto, a Pinduoduo, um projeto de compras em grupo focado em hortifrutigranjeiros, fundado por Colin Huang em 2015. 

Huang lançou esse primeiro projeto para atender o público que as empresas como a Shopee não atendiam, como consumidores de produtos simples para o lar. Após atender 500 milhões de chineses em produtos agrícolas, expandiu seu portfólio de produtos para outras áreas, como eletrodomésticos, roupas e demais utensílios

Ao contrário de outras empresas do ramo,a Pinduoduo contatava a fabricante dos produtos diretamente, o que lhe dava maior escalabilidade e demandava compras em grupos para funcionar. Enquanto a Pinduoduo atua apenas na China, a Temu é sua versão internacional, também fundada por Colin Huang, que hoje é apenas o principal acionista da PPD Holdings, controladora das duas empresas, com sedes na Irlanda e nos EUA, respectivamente. 

A empresa, ao vir para o Brasil, vai trazer uma estratégia diferente das varejistas chinesas, já aqui presentes, onde ao invés de oferecer produtos com marca própria e via intermédio de marcas conhecidas, irá oferecer ao público, produtos diretamente do fabricante, cortando intermediários da relação com o consumidor. Com isso, espera-se que o valor cobrado do consumidor seja mais baixo, o que pode auxiliar a ganhar a popularidade do público brasileiro. 

Para aprender mais sobre o mercado brasileiro, acesse nosso site!

Por Pedro Guedes
Com informações de Infomoney
Imagem: GBX
 

Veja também:

O smart contract e o seu funcionamento

O smart contract e o seu funcionamento

Ao longo dos últimos anos, a economia vem sendo...

Leia mais
O discreto, mas importe investimento dos Emirados Árabes Unidos  no Brasil

O discreto, mas importe investimento dos Emirados Árabes Unidos no Brasil

Com a participação de nosso sócio diretor Mauri...

Leia mais
Assembleia de credores aprova nova Recuperação judicial da OI

Assembleia de credores aprova nova Recuperação judicial da OI

No mercado brasileiro, uma empresa conhecida...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: