Novidades
Com a disparada do preço do Cacau no mercado internacional, a indústria de chocolates e doces entra na Páscoa com produtos mais caros
29/03/2024
Mesmo com o preço do Cacau estando em patamares altos nos últimos anos, a alta dos preços vista entre janeiro e março deste ano, quebraram todos os recordes. Cotado a cerca de US$ 10 mil por tonelada, o valor mais alto para o produto na história, traz desafios aos produtores de chocolates.
Esse valor, que vem causando problemas na comercialização dos contratos futuros de cacau na Bolsa de Nova Iorque, foi causado pela quebra acentuada na safra do cacau na Costa do Marfim e Gana, dois maiores produtores da commodity no mundo. Ainda que o Brasil seja um produtor relativamente do produto, necessita importar do exterior cacau, para atender plenamente sua demanda. Como fruto dessa alta, o Cacau teve uma valorização superior ao cobre e até aos papéis da Nvidia, principal beneficiada do boom da IA este ano.
Especialistas do Citigroup estimam que a oferta do cacau permanecerá em níveis extremamente baixos até o segundo semestre de 2025. Com a perspectiva de estoques baixos para o restante do ano, se espera que o aumento no custo de compra do cacau afete a indústria de doces e chocolates rapidamente, o que vai encarecer mais os produtos, e fazer dos preços excepcionalmente altos vistos na Páscoa, um cenário mais corriqueiro.
Por Pedro Guedes
Com informações:Valor Econômico, Money Times
Imagem: GBX
Veja também:
Oito em cada dez transações bancárias já são digitais
No Brasil, o pagamento via celular tem ganhado...
Commodities para além do petróleo: as Commodities Agrícolas
Quando o público ouve a palavra commodity, é...
Securitização: o que é?
No mercado financeiro, existem diversas...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!