Novidades
O que condiciona o preço do petróleo ao longo do dia?
07/11/2023
De todas as commodities que são consumidas por pessoas e empresas, nenhuma é tão impactante quanto o petróleo. Isso ocorre porque ele é utilizado como combustível, matéria prima para o plástico e componente para uma série de produtos. Como consequência, é utilizado para quase tudo que traz sentido à vida moderna. Com isso, é comum que o público em geral se pergunte sobre como ele é precificado.
De forma diferente de outras mercadorias, o preço do petróleo não tem na relação oferta x procura seu único elemento de precificação. Mesmo que essa máxima econômica seja um elemento importante para definir o preço do petróleo, e por consequência de uma ampla gama de produtos, há outros fatores com peso igual ou até maior.
Um deles é o componente geopolítico, onde um grupo pequeno de produtores consegue direcionar o mercado, manuseando a oferta do petróleo, gerando excesso de oferta ou falta dela, quando bem definir. Esse grupo restrito de países é a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Para além dos anseios desse grupo, há conflitos em regiões produtoras (como o Oriente Médio) e em regiões de transporte do petróleo (linhas marítimas asiáticas, oleodutos no Leste Europeu), que podem paralisar a extração e entrega do petróleo nos mercados consumidores.
Esse cenário levaria o preço do barril de petróleo às alturas. Uma outra situação é um país sancionado, proibido de comercializar petróleo, voltar ao mercado,o que aumentaria a oferta, baixando os preços. Aqui vemos que ainda que a relação oferta x procura atue sob o produto, ele não ocorre só, mas sim como reflexo de uma medida geopolítica.
A partir desses elementos, crises econômicas, a própria pandemia de COVID-19 podem provocar oscilações nos preços para além do simples balanço entre quem quer vender e quem quer comprar petróleo. Tendo isso em mente, Agentes de Mercado observam cada notícia relevante que trate de países relevantes para o mercado de petróleo.
Por isso que a atual conflagração em Israel chama a atenção, pois ocorre em uma região chave para a produção de petróleo, como o Oriente Médio e em caso de spillover, poderia envolver países importantes para produção e escoamento do produto, como o Irã. Por ora, este prospecto é de difícil ocorrência, mas se tratando de uma região turbulenta, nada pode ser descartado.
Por Pedro Guedes
Com informações: Bloomberg e S&P Markit
Imagem: Getty Images
Veja também:
O Pix e as Central Bank Digital Currencies
O PIX, sistema de pagamento instantâneo do...
As tendências globais para os meios de pagamento: o caso do Pacífico
Na Austrália e na Nova Zelândia, os consumidores...
Porque Wall Street é tão importante para o mercado financeiro?
Ao estudar o mercado financeiro, é comum se...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!