Novidades
ABDI lança metaverso para a indústria brasileira
12/09/2023
O metaverso começa a ser aplicado no setor industrial brasileiro. O projeto MetaIndústria, lançado nesta quarta-feira (30), na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília, é resultado de uma parceria firmada entre a ABDI e a SPI Integração de Sistemas (SPI). Representantes da academia, de renomadas empresas nacionais e multinacionais desenvolvedoras de produtos e serviços de tecnologia e de indústrias com demandas de expansão do uso de tecnologia, de reformas de linhas de produção, entre outras adaptações necessárias para impulsionar uma estrutura industrial digitalizada e integrada, se juntam às duas instituições para formar um ecossistema de colaboração, automação e comunicação.
De um lado estão os organizadores e parceiros do projeto, de outras indústrias interessadas em expandir o modelo de negócio a partir de tecnologias inovadoras. Para participar, é necessário que a empresa faça a inscrição, preencha o formulário e atenda a alguns critérios básicos para integrar o ecossistema, como certificações básicas de ciclos de revisão de processos, entre outros. As inscrições são gratuitas e os selecionados terão despesas apenas com deslocamento, alimentação e hospedagem durante as etapas do projeto. As inscrições devem ser feitas pelo portal do MetaIndústria.
O MetaIndústria consolidará um complexo formado por dois centros de engenharia, um em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Leopoldo (RS), e quatro laboratórios, um de digitalização, outro de automação e mais dois MetaIndústria Labs, um já em operação na sede da SPI em São Paulo e outro em desenvolvimento em parceria com a Unisinos no Rio Grande do Sul.
Fundamentada no conceito de metaverso, uma plataforma ciberfísica, que une o real e o virtual, está sendo estruturada pela SPI especificamente para essa iniciativa e demonstrará as soluções desenvolvidas dentro dos centros de engenharia. As empresas participantes poderão acompanhar remotamente e em tempo real essas demonstrações. Isso será possível porque a ABDI investiu recentemente na construção do Data ABDI, um espaço data-driven, multifuncional, multiusuário e escalável, que dispõe de tecnologia 5G, equipado com tecnologias de imersão digital e imagem alta resolução, preparado para receber dados em tempo real e informações analíticas de várias plataformas tecnológicas.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Valor Econômico
Imagem: TI Inside
Veja também:
Com o Início de sua Recuperação Judicial, as Lojas Americanas inicia a venda de bens e o fechamento de lojas.
Após um 2023 marcado pelo escândalo contábil que...
Na OMC, o Brasil adere ao Acordo de Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento.
Na última semana, o Brasil, junto a mais de 120...
Os mercados de crédito de carbono: o que são e como funcionam?
De maneira geral, os mercados de crédito de...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!