Novidades
Termos do Mercado Financeiro: "Free Float"
03/10/2023
O "Free Float" é um indicador que informa o percentual de ações de determinada companhia que está livre para negociação no mercado, ou seja, em geral, é a quantidade de papéis que estão livres para qualquer investidor, seja ele institucional ou individual. Sendo assim, esse indicador mostra o nível de abertura do capital de uma empresa na Bolsa. Como consequência, trata-se de um relevante índice de governança, liquidez e do risco de um investimento em ações.
Assim, quanto menor for o "Free Float", significa que há menos ações disponíveis para negociação, o que resulta em uma liquidez reduzida. Paralelamente, ocorre uma concentração maior de poder, com as decisões dos acionistas majoritários exercendo um impacto mais significativo sobre a volatilidade das ações. Quando o total de ações estiver mais disperso entre diversos acionistas, um grande número deles será necessário para influenciar de forma substancial os preços das ações. Portanto, as cotações desses títulos têm maior probabilidade de se manterem relativamente estáveis, apresentando menos flutuações.
Do ponto de vista da governança corporativa, empresas com uma quantidade maior de ações em circulação tendem a ser mais transparentes, o que, por sua vez, contribui para a redução da concentração de poder e estimula a participação dos acionistas minoritários. Esse cenário reflete uma avaliação mais favorável em relação à qualidade da governança da empresa. Vale ressaltar que, no Brasil, a B3 estabelece um "Free Float" mínimo de 25% como requisito para que uma empresa seja listada na Bolsa, e quanto mais próximo essa porcentagem estiver, maior será o controle exercido pelos acionistas majoritários.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Investopedia
Imagem: GBX
Veja também:
Itaú disponibiliza iniciação de pagamentos para pequenas e médias empresas
A disponibilização da iniciação de pagamentos a...
Termos do Mercado Financeiro: BOP
O "Balance of Payments" (BOP, na sigla em...
Após mais de 20 anos, a cidade do Rio de Janeiro ganha nova Bolsa de Valores, que iniciará suas atividades em 2025
Após meses de negociações com a ATS (American...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!