Novidades

Termos do Mercado Financeiro: amortização

Termos do Mercado Financeiro: amortização

13/09/2023

No mercado financeiro, a amortização refere-se ao processo de pagamento gradual de uma dívida ou empréstimo, geralmente por meio de pagamentos periódicos, como prestações mensais. Esse pagamento inclui tanto o reembolso do valor principal do empréstimo quanto o pagamento dos juros associados a ele. A amortização é comum em diversos produtos financeiros, como empréstimos hipotecários, financiamentos de automóveis e empréstimos pessoais.

A amortização permite que um mutuário reduza gradualmente seu saldo devedor ao longo do tempo, à medida que efetua os pagamentos programados. Cada pagamento mensal inclui uma porção destinada a cobrir o principal do empréstimo (a quantia originalmente emprestada) e outra parte para pagar os juros acumulados com base no saldo restante do empréstimo. Conforme os pagamentos são feitos, a proporção destinada à amortização do principal aumenta, enquanto a porção destinada aos juros diminui. 

Isso resulta em uma redução gradual da dívida até que seja totalmente paga no final do período acordado. A amortização é um componente fundamental na gestão de dívidas e no planejamento financeiro pessoal ou empresarial. No dia a dia do mercado financeiro, a amortização é frequentemente usada para gerenciar e estruturar dívidas. Por exemplo, indivíduos que tomam empréstimos ou financiamentos para comprar uma casa ou um carro fazem pagamentos regulares que incluem uma parte do principal e juros. À medida que esses pagamentos são feitos, o saldo do principal diminui, o que é conhecido como amortização da dívida. 

Tal cenário permite que os mutuários planejem seus pagamentos ao longo do tempo e saibam quanto estão pagando de juros e quanto estão efetivamente reduzindo o valor principal da dívida. Além disso, no mercado de investimentos, a amortização é uma característica comum de títulos de dívida, como títulos do governo e títulos corporativos. Investidores compram esses títulos e recebem pagamentos regulares de juros (cupons) até a data de vencimento, quando também recebem o valor principal de volta. Essa estrutura de amortização permite que os investidores prevejam seus fluxos de caixa e gerenciem seus portfólios de investimento com base em expectativas de retorno e risco.

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: Investopedia

Imagem: Getty Images

Veja também:

CMN relaxa regras de compulsório e crédito para bancos atuantes no RS

CMN relaxa regras de compulsório e crédito para bancos atuantes no RS

Com as enchentes no Rio Grande do Sul, os bancos...

Leia mais
Com a volatilidade do dólar, até onde a cotação da moeda estrangeira pode chegar?

Com a volatilidade do dólar, até onde a cotação da moeda estrangeira pode chegar?

Nos últimos meses, um produto que vem trazendo...

Leia mais
Brasil como protagonista na transformação da indústria financeira mundial

Brasil como protagonista na transformação da indústria financeira mundial

O Brasil tem desempenhado um papel significativo...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: