Novidades
Termos do Mercado Financeiro: amortização
13/09/2023
No mercado financeiro, a amortização refere-se ao processo de pagamento gradual de uma dívida ou empréstimo, geralmente por meio de pagamentos periódicos, como prestações mensais. Esse pagamento inclui tanto o reembolso do valor principal do empréstimo quanto o pagamento dos juros associados a ele. A amortização é comum em diversos produtos financeiros, como empréstimos hipotecários, financiamentos de automóveis e empréstimos pessoais.
A amortização permite que um mutuário reduza gradualmente seu saldo devedor ao longo do tempo, à medida que efetua os pagamentos programados. Cada pagamento mensal inclui uma porção destinada a cobrir o principal do empréstimo (a quantia originalmente emprestada) e outra parte para pagar os juros acumulados com base no saldo restante do empréstimo. Conforme os pagamentos são feitos, a proporção destinada à amortização do principal aumenta, enquanto a porção destinada aos juros diminui.
Isso resulta em uma redução gradual da dívida até que seja totalmente paga no final do período acordado. A amortização é um componente fundamental na gestão de dívidas e no planejamento financeiro pessoal ou empresarial. No dia a dia do mercado financeiro, a amortização é frequentemente usada para gerenciar e estruturar dívidas. Por exemplo, indivíduos que tomam empréstimos ou financiamentos para comprar uma casa ou um carro fazem pagamentos regulares que incluem uma parte do principal e juros. À medida que esses pagamentos são feitos, o saldo do principal diminui, o que é conhecido como amortização da dívida.
Tal cenário permite que os mutuários planejem seus pagamentos ao longo do tempo e saibam quanto estão pagando de juros e quanto estão efetivamente reduzindo o valor principal da dívida. Além disso, no mercado de investimentos, a amortização é uma característica comum de títulos de dívida, como títulos do governo e títulos corporativos. Investidores compram esses títulos e recebem pagamentos regulares de juros (cupons) até a data de vencimento, quando também recebem o valor principal de volta. Essa estrutura de amortização permite que os investidores prevejam seus fluxos de caixa e gerenciem seus portfólios de investimento com base em expectativas de retorno e risco.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Investopedia
Imagem: Getty Images
Veja também:
CMN relaxa regras de compulsório e crédito para bancos atuantes no RS
Com as enchentes no Rio Grande do Sul, os bancos...
Com a volatilidade do dólar, até onde a cotação da moeda estrangeira pode chegar?
Nos últimos meses, um produto que vem trazendo...
Brasil como protagonista na transformação da indústria financeira mundial
O Brasil tem desempenhado um papel significativo...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!