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Pix ultrapassa o dinheiro em espécie

Pix ultrapassa o dinheiro em espécie

01/08/2023

A função principal do Pix, quando foi lançado em 2020 pelo Banco Central (BC), era ser um sistema de transferências gratuitas e instantâneas entre pessoas e negócios. Em seu terceiro ano de funcionamento, o Pix já se tornou um dos meios de pagamentos mais usados pelos brasileiros, ultrapassando, inclusive, o dinheiro. A modalidade acabou sendo utilizada pelas pessoas mais para substituir operações de pagamento, como as feitas em estabelecimentos com cartão e dinheiro, do que a das transferências propriamente ditas. 

Segundo uma nova pesquisa sobre os meios de pagamentos no Brasil feita por uma consultoria, foram entrevistados mais de cinco mil consumidores e também cerca de trinta bancos e instituições financeiras para chegar aos dados, que dizem respeito ao mercado em 2022. A pesquisa mostrou que, em 2022, as transferências responderam por 14% de todos os valores transacionados pelas pessoas. Isto deixou a modalidade em terceiro lugar entre os meios mais usados, atrás dos cartões de crédito (38%) e de débito (22%), ainda os preferidos dos brasileiros. Os pagamentos feitos em dinheiro aparecem depois, em quarto lugar, com uma fatia de 10% dos pagamentos.

​​A pesquisa também mostrou que os principais usos que as pessoas estão fazendo do Pix é para substituir os pagamentos que, antes, costumavam fazer em dinheiro e em cartão de débito. Para 27% dos entrevistados, o Pix substituiu o dinheiro e, para 19%, passou a ser usado no lugar do cartão. As transferências propriamente ditas, em DOC e TED, vêm em terceiro lugar, com 18% dos entrevistados tendo dito que as trocaram pelo Pix. Boleto bancário (15%) e cartão de crédito (13%) são outros que aparecem entre as respostas de serviços que estão sendo substituídos pelo sistema de pagamento instantâneo do BC.

Outro comportamento captado pela pesquisa foi que a isenção de anuidade cresceu e se consolidou como o principal critério dos consumidores para escolherem o seu cartão de crédito. Para 43% dos entrevistados, a cobrança anual grátis é a principal razão por ter escolhido o cartão de crédito que usa. É um número bem maior do que o da edição anterior: em 2021, esse era o critério para 29% das pessoas. Limite de crédito maior (16%) e benefícios, como milhas e cashback (11%), ficaram para trás e aparecem na sequência como os principais fatores para decidir qual cartão de crédito adquirir.


 

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: CNN Brasil

Imagem: GBX


 

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