Novidades
Porque Wall Street é tão importante para o mercado financeiro?

16/02/2024
Ao estudar o mercado financeiro, é comum se encontrar o termo "wall street" em leituras, análises e referências sobre o tema. Para o leigo, esse termo pode parecer estranho à primeira vista, mas após breve leitura, o termo ganha novo significado. Esse termo inicialmente, se relaciona a rua de mesmo nome, que corta o Distrito Financeiro de Nova Iorque.
Essa rua ao longo dos anos se tornou o ponto de referência para o mercado financeiro internacional, reunindo grandes instituições, como Blackrock,Citigroup,Morgan Stanley, Goldman Sachs, JPMorgan Chase, Credit Suisse, Deutsche Bank e ainda, a Bolsa de Valores de Nova Iorque e a sucursal do FED (Federal Reserve) de Nova Iorque.
É na Bolsa de Valores de Nova Iorque (conhecida como NYSE, em inglês) que algumas das principais empresas negociam suas ações, bem como Fundos de Investimento de grande importância no mercado financeiro a nível mundial operam, trocando entre si e com investidores, ações e contratos de uma grande quantidade de ativos. É com base na oscilação das ações das empresas listadas na NYSE, que são construídos 3 dos principais índices acionários dos EUA e alguns dos mais importantes do Mercado Financeiro a nível mundial. São eles a NASDAQ, especializada em empresas de tecnologia, a S&P 500, que reúne as 500 empresas mais negociadas e a Dow Jones.
A Dow Jones é o segundo índice de mercado mais antigo em atividade nos EUA, e compõe-se das cotações das 30 maiores empresas estadunidenses em atividade na NYSE. Ao contrário dos demais índices, não é calculado pela Bolsa de Valores de Nova Iorque, mas sim pelo Wall Street Journal. Isso ocorre porque o índice foi criado por Charles Dow, co-fundador do jornal.
Ao juntar em uma mesma região, empresas importantes, numerosos e influentes Agentes de Mercado, a Wall Street conseguiu concentrar poder financeiro e soft power únicos no mundo, influenciando a economia e a cultura ao redor do mundo. Durante todo o século XX e o início do Século XX, esse endereço vivenciou como nenhum lugar, as transformações econômicas das últimas décadas. E até o presente momento, isso não parece mudar, mesmo com outros mercados ganhando proeminência.
Por Pedro Guedes
Com informações de: Biblioteca Nacional do Congresso dos EUA, Revista Exame, Wall Street Journal
Imagem: GBX
Veja também:

Em um 2024 tenso, a Bolsa de Valores já perdeu R$21 bilhões com a saída de capital estrangeiro.
Ao longo do primeiro trimestre de 2024, a Bolsa...

Assembleia de credores aprova nova Recuperação judicial da OI
No mercado brasileiro, uma empresa conhecida...

A Bancarização em 2023: avanço em ritmo ainda intenso, mas também distante da bancarização completa da população.
A pesquisa realizada pelo instituto Locomotiva...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!