Novidades
O que é uma recessão?

11/12/2023
Dentre os termos econômicos mais recorrentes no imaginário popular e no dia a dia da população, um deles se destaca, seja pela recorrência que ele surge em notícias, seja pelo contexto negativo que o acompanha. Esse termo é a "recessão". Em linhas gerais, uma recessão é um período de menor produção de riqueza em uma determinada economia, o que gera uma grande quantidade de mazelas a uma população, como o desemprego. Ao menos é isso que a população em geral teoriza sobre o tema.
Do ponto de vista técnico, a recessão é definida com base em dois critérios. O primeiro é a necessidade de visualização de contração econômica, o que é percebido com dados de PIB , quando este mostra piora em seus indicadores ao longo do tempo.
O segundo critério é a perpetuidade ao longo do tempo, de ao menos dois trimestres consecutivos. A partir da junção destes dois elementos, temos uma recessão. Como cada país possui uma economia única, a recessão não atinge as economias da mesma maneira. Ainda que na maioria dos casos haja desemprego, falências e resultados fracos de indicadores econômicos, as causas de uma recessão podem variar, sendo causadas por inflação, choques externos, conflitos entre outros.
A recuperação de uma recessão pode variar de acordo com a economia atingida e o cenário internacional. Essa recuperação pode ser abrupta, tendo o formato da letra "V". Caso a recuperação seja paulatina, ao longo do tempo, ela tem o formato gráfico da letra "U". Se a economia que saiu de uma recessão intercala novas recessões em um curto período de tempo, graficamente, ela se comporta como a letra "W".
E se uma economia após uma recessão se comporta de forma estagnada, sem recuperar o antigo nível de crescimento econômico, graficamente a recuperação econômica forma graficamente a letra "L".
Para aprender mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico, Estadão e Infomoney
Imagem: Shutterstock
Veja também:

Após briga com o Congresso dos EUA, TIK TOK pode receber oferta para aquisição
Ao longo de 2024, a rede social Tik Tok e sua...

Banco Central prepara finalização da regulação do mercado de criptoativos no segundo semestre de 2024.
Após meses de expectativas entre os Agentes de...

O crédito P2P como alternativa ao mercado tradicional de crédito no Brasil
O mercado tradicional de crédito no Brasil ,...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!