Novidades
O PIX Automático e como ele altera o Sistema Brasileiro de Pagamentos
15/12/2023
Criado em 2020, o Sistema de Pagamentos Instantâneo PIX modificou substancialmente a forma que a sociedade lida com dinheiro e pagamentos, permitindo que a pagamentos sejam realizados a praticamente qualquer momento. Para além do simples pagamento instantâneo, o Banco Central vem implementando novas funcionalidades no PIX, como pagamento por QR Code, e agora, o Pagamento Automático.
Essa funcionalidade vai permitir que os consumidores e prestadores de serviços e ofertantes de bens possam montar estruturas de pagamentos recorrentes por meio do PIX. O consumidor deverá dar a permissão para o seu banco de preferência implementar a rotina de pagamentos. Com a anuência do usuário, a Instituição Financeira irá iniciar o ciclo de cobrança recorrente, onde na data acordada entre o usuário e o ofertante de bem ou serviço, será realizada a transação PIX, que será repetida periodicamente.
Ainda que divulgada em dezembro de 2023, a funcionalidade só estará disponível para uso pelo público em dezembro de 2024. Até lá, as instituições financeiras participantes do PIX poderão assimilar as regras de oferta dessa funcionalidade, aplicar os manuais que o BCB disponibilizará e construir as estruturas de tecnologia necessárias para a implementação do PIX Automático. Após o início da oferta dessa funcionalidade, as instituições que forem participantes diretas do Arranjo PIX, deverão oferecer o PIX Automático, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia sem oferta da funcionalidade.
Com a implementação do PIX Automático, o público terá acesso a mais uma nova ferramenta para parcelamento de suas compras, em complemento ao parcelamento com cartão de crédito, tão comum hoje em dia. Essa nova evolução do PIX demonstra o interesse do Banco Central em trazer para a população meios de pagamento mais ágeis e acessíveis, aumentando assim o uso dos serviços bancários, objetivo de grande importância para Autoridade Monetária.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: BCB, Investing
Imagem: GBX Brasil
Veja também:
O que são as SAFs e como elas impactam os clubes de futebol no Brasil?
O futebol brasileiro é marcado por clubes de...
Web 3.0 e o futuro dos pagamentos digitais
Diante das novas tendências do mercado...
Após 17 anos, o Japão aumenta sua taxa de juros, e encerra o período de juros negativos.
Após 17 anos e alguns meses de especulação e...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!