Novidades
O Boom do Mercado Financeiro com as empresas de IA
29/11/2023
Enquanto a maior parte das manchetes da área econômica estavam direcionadas para temas como "Recuperação Econômica pós Covid", a "Guerra na Ucrânia"e possíveis recessões nos EUA e União Europeia, um nicho da economia real estava se desenvolvendo de forma rápida e que de forma súbita, tomou para si o centro das atenções no mercado financeiro.
Com o crescimento do investimento por empresas de diversos setores, capitaneadas pelas 5 principais empresas de Tecnologia (citar elas) e os resultados prometidos para os projetos de Inteligência Artificial (I.A), as Bolsas de Valores nos EUA e no exterior obtiveram considerável valorização, suplantando os resultados fracos e instáveis dos demais setores da economia real, principalmente o varejo.
O lançamento do Chat Gpt, no início do ano de 2023 surpreendeu o público e os Agentes de Mercado, que passaram a observar o estado das pesquisas em IA nas principais empresas dos setor. A partir disso, os Agentes de Mercado, apoiados pelas encomendas a essas empresas de tecnologia, passaram a precificar de forma positiva os papéis dessas empresas. Com isso, se cria um ciclo de entusiasmo-encomendas ou investimentos- precificação positiva- procura pelos papéis- aumento nos preços das ações.
O melhor exemplo da evolução desse ciclo foi a empresa Nvidia, que produz placas de vídeo e softwares de computação, onde seu valor de mercado subiu para US$1,2 trilhão, com suas ações se valorizando em cerca de 230% ao longo de 2023. Outra empresa que se beneficiou desse ciclo positivo foi a Meta (controladora do Facebook), que conseguiu com o boom por ações de IA, reverter os prejuízos obtidos em 2022 com o falhado projeto de construção de metaverso, com crescimento em 2023 de 173% nas ações da empresa.
Conforme o ano se encerra, e as empresas de tecnologia ainda trazem bons resultados no mercado acionário, os Agentes de Mercado se perguntam se as promessas de maior massificação dos produtos de IA irão se materializar em 2024 ou não. Alguns analistas temem que a empolgação com as Tecnologias de IA possa resultar em frustração, dado resultados empresariais mais baixos do que o esperado, tal qual empresas como a Meta sofreram com as tecnologias de Metaverso em 2022.
Por Pedro Guedes
Com informações: Bloomberg;Suno
Imagem: Blue Planet Studio/Shutterstock
Veja também:
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!