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A Recuperação Judicial da Gol ilustra as dificuldades do setor do transporte aéreo

11/04/2024
Uma das notícias que impactaram o mercado financeiro no Brasil ao longo do ano de 2024, foi o pedido de Recuperação Judicial pela Gol, que ocorreu nos Estados Unidos, mas que impactou sensivelmente o valor das ações da companhia aérea, com queda de 82% no seu valor e remoção das ações da Gol da listagem do Ibovespa. Esse caso, ainda que pouco comum no Brasil nos últimos anos, é algo recorrente na indústria do transporte aéreo.
Para além do Brasil, temos exemplos internacionais, da AlItalia, Lufthansa e American Airlines, Delta e United, de empresas aéreas que já tiveram que recorrer a Recuperação Judicial, Chapter 11 ou outro equivalente nos últimos anos. Isso ocorre, pelo fato de o setor lidar com custos altos com combustível, pessoal e compra ou substituição de aeronaves, se somam a um cenário econômico volátil, onde a Pandemia de Covid-19 foi uma peça importante para a construção da situação da Gol atualmente.
Essas dificuldades afetam não apenas as companhias aéreas brasileiras,mas é o ponto de partida de uma indústria com margens apertadas e custos muito altos, o que torna a gestão das operações uma atividade complexa. Desde a década de 1970, cerca de 300 companhias aéreas fecharam as portas ou realizaram algum procedimento de reestruturação de dívida, como Recuperação Judicial, ou faliram.
Mesmo que especialistas entendam que a situação da Gol seja de possível recuperação, pois o endividamento não está atrelado às atividades de manutenção da operação de transporte de passageiros, deve se observar que em um setor tão volátil e frágil, mesmo um plano de recuperação bem desenhado, deve ser acompanhado com atenção. Mesmo com a Gol melhorando sua situação financeira, a lógica do mercado de transporte aéreo continuará desafiador, para novos e antigos players.
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Por Pedro Guedes
Com informações de: G1, Infomoney
Imagem: Portal Aviação
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