Novidades
CVM e Banco Central instituições recentes, mas com uma rica história
07/02/2024
O mercado financeiro brasileiro e seu sistema bancário são reconhecidos mundialmente pelo fluxo financeiro intenso que movimentam, bem como pelo tamanho e potência de seus players no mercado internacional. Regidos pelo Banco Central (no âmbito bancário e monetário) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no que tange a oferta de valores mobiliários, podem ser entendidos por alguns como instituições públicas antigas, solidificadas pela passagem do tempo. Entretanto, a experiência destes órgão é oriunda das crises e problemas que a economia passou nas últimas décadas, e não da simples passagem do tempo.
O Banco Central do Brasil é uma instituição relativamente recente, criada em 31 de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.595, que previa a criação do órgão, que substituiu a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), o Banco do Brasil e o Tesouro Nacional, na emissão de dinheiro, na oferta de serviços bancários ao Estado e a supervisão do sistema bancário, além da responsabilidade pela implementação das políticas macroeconômicas no país.
Assim, o Banco Central do Brasil conduziu a economia brasileira ao longo dos anos 70,80 e 90, enfrentando crises econômicas que assolaram o país no período, adquirindo a expertise e seriedade que marcam a Instituição nos dias de hoje. O BCB foi importante para o desenvolvimento e implementação do Plano Real, em 1994, o que encerrou de maneira bem sucedida a luta com a inflação, que já durava mais de uma década.
Já a CVM, surgiu cerca de uma década após, em 1976, criada para evitar a repetição da Crise Financeira de 1971, que se originou da pouca regulação e supervisão do mercado financeiro. Conjuntamente da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976),a criação da CVM foi a principal medida tomada pelo Estado para organizar o setor, que no início da década passou por profunda crise especulativa.
Com esse exemplo fatídico em mente, a CVM trabalhou ao longo das últimas décadas para implementar com sucesso as inovações tecnológicas ao mercado financeiro, sem perder de vista a segurança das operações e a maior participação da população no consumo dos produtos de investimento.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com Informações de: BCB, CVM
Imagem: GBX
Veja também:
O processo de Open Finance no Brasil
Como forma de modernizar o mercado bancário...
A importância dos iniciadores de pagamentos
Os iniciadores de pagamentos desempenham um...
Uso dos cartões digitais no Brasil e nas transações de E-commerce
O Brasil tem acompanhado de perto a evolução dos...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!