Novidades

O que são e quais são as fintechs?

O que são e quais são as fintechs?

08/11/2023

Nos últimos anos, o mercado bancário foi impactado de forma profunda pelos avanços tecnológicos, incorporando canais de comunicação mais ágeis e oferecendo maior acesso à população aos serviços bancários. Esses avanços foram introduzidos não pelos bancos ditos "incumbentes" ou tradicionais, mas sim pelas fintechs.

As fintechs, surgem no mercado bancário europeu no pós-crise de 2008, oferecendo a população serviços bancários mais baratos e eficientes, abdicando de uma estrutura física em prol de um maior rol de serviços disponíveis por meio únicamente online. Esse modelo de negócios foi bem recebido pelo público e se espalhou ao redor do mundo. 

No Brasil, o funcionamento das Fintechs foi regulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2018, que instituiu dois tipos de instituições elegíveis como fintechs.São elas a Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP) e Sociedade de Crédito Direto (SCD). 

A SEP realiza operações de crédito entre pessoas, também chamado de peer-to-peer lending (Crédito P2P). Esse tipo de Fintech atua como intermediária entre duas pessoas, conectando um Tomador de Crédito com um Investidor. Para isso, a SEP pode captar recursos  do público, mas limitada à figura do investidor e limitada ao valor de R$ 15 mil por operação. 

O segundo tipo de Fintech, a SCD funciona de forma diferente da SEP. A SCD realiza operações de crédito, por meio de plataforma digital,com o uso de APIs, mas utilizando apenas seus recursos. Logo, uma SCD não possui permissão para captar recursos do público. Em contrapartida, uma SCD pode realizar análise de crédito, para si mesma ou outras empresas. Pode também, cobrar crédito em nome de terceiros, oferecer seguros relacionados com suas operações de crédito e emitir criptomoedas.

Como exemplo de SCDs, temos a Cartos SCD, parceira da GBX Bank, a A55, a BMP e a Giro SCD, que atuam com ampla gama de serviços financeiros. Para conhecer mais sobre os elementos do mercado financeiro, navegue em nosso site e saiba mais! 

Por Pedro Guedes
Com informações: BCB
Imagem: GBX
 

Veja também:

Tokenização: uma forma de democratizar o acesso ao mercado

Tokenização: uma forma de democratizar o acesso ao mercado

Diante do cenário de crescimento da economia...

Leia mais
Cresce o número de transações com uso de tokens no Brasil

Cresce o número de transações com uso de tokens no Brasil

A tokenização é uma das principais tendências da...

Leia mais
CMN relaxa regras de compulsório e crédito para bancos atuantes no RS

CMN relaxa regras de compulsório e crédito para bancos atuantes no RS

Com as enchentes no Rio Grande do Sul, os bancos...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: