Novidades

Como um Banco Central combate à inflação?

Como um Banco Central combate à inflação?

16/11/2023

A inflação é causada por um aumento da demanda por bens e serviços, ou por um aumento da oferta de moeda. Um Banco Central pode fazer uso de uma série de medidas para combater esse processo inflacionário. 

A principal ferramenta utilizada por uma Autoridade Monetária para combater a inflação é o uso de política monetária. A política monetária é o conjunto de ações que um  banco central toma para controlar a oferta de moeda e as taxas de juros.

O aumento das taxas de juros é a medida mais comum utilizada por um Banco Central para combater a inflação. Quando um Banco Central aumenta as taxas de juros, torna mais caro para as pessoas e as empresas tomarem empréstimos. Isso faz com que as pessoas e as empresas reduzam o consumo e os investimentos, o que reduz a demanda por bens e serviços. 

Outra medida bastante utilizada para o combate à inflação, é  a  redução da oferta de moeda. Um Banco Central pode fazer isso vendendo títulos públicos no mercado financeiro, o que retira dinheiro da economia. Também pode ser requerido o aumento das reservas obrigatórias, que são as reservas de dinheiro que os bancos comerciais devem manter em conta no banco central.

Além do aumento das taxas de juros e da redução da oferta de moeda, o banco central também pode adotar outras medidas para combater a inflação. Essas medidas podem incluir o controle de preços de alguns bens, como alimentos e combustíveis. 

Entretanto, é uma medida arriscada, do ponto de vista econômico e político e por consequência, pouco utilizada. Ainda, o  banco central pode restringir o acesso ao crédito,e pode incentivar a poupança da população, medidas essas que podem reduzir a demanda por bens e serviços.

O combate à inflação pode ter efeitos colaterais negativos na economia. O aumento das taxas de juros pode levar a um crescimento econômico mais lento, pois reduz o consumo e os investimentos. A redução da oferta de moeda também pode levar a um crescimento econômico mais lento, pois reduz a liquidez da economia.

Para aprender mais sobre o que ocorre de novo nas áreas de tecnologia e economia, acesse nosso site!

Veja também:

Banco Central prepara finalização da regulação do mercado de criptoativos no segundo semestre de 2024.

Banco Central prepara finalização da regulação do mercado de criptoativos no segundo semestre de 2024.

Após meses de expectativas entre os Agentes de...

Leia mais
O Santander realiza operações de teste com o Drex, mas ainda há caminho a ser percorrido antes do lançamento.

O Santander realiza operações de teste com o Drex, mas ainda há caminho a ser percorrido antes do lançamento.

O projeto de CBDC do Banco Central, chamado de...

Leia mais
ESG: como o tema é visto pelo Brasil e o mundo

ESG: como o tema é visto pelo Brasil e o mundo

Conforme tem-se observado nas conferências...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2025. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: