Novidades
Banco Central prepara finalização da regulação do mercado de criptoativos no segundo semestre de 2024.
20/05/2024
Após meses de expectativas entre os Agentes de Mercado, o Banco Central do Brasil divulgou o cronograma do desenvolvimento regulatório para o Mercado de Criptoativos em 2024. Segundo a Autarquia, a implementação das regras que irão reger as relações entre Exchanges, consumidores e o próprio Banco Central.
A princípio, o processo regulatório será estruturado em 3 fases, a serem implementadas ao longo do segundo semestre de 2024. A primeira fase será implementada por meio de uma nova consulta pública, de forma a receber mais sugestões dos Agentes de Mercado quanto às medidas que o BACEN pode vir a tomar no futuro na regulação do mercado de criptoativos.
A segunda etapa será a definição de regras para o uso de stablecoins para pagamentos e câmbio. Esse tema chama a atenção do Estado, que é sensível a usos ilícitos das operações que utilizem moeda estrangeira, inclusive para compra e venda de criptoativos.
Por fim, a terceira fase será focada no desenvolvimento das regras em áreas de câmbio e regulação presencial para as exchanges. O Banco Central chama as exchanges de VASPs (sigla em inglês para provedores de serviços de ativos virtuais). O BACEN planeja ainda estruturar a regulação para autorização na operação destas empresas.
Os Agentes de Mercado esperam que essas fases sejam cumpridas até o final do ano. Após isso, será aberto prazo para adequação das instituições que já operam ou desejam operar no mercado de criptoativos.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, conheça nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Infomoney
Imagem: GBX
Veja também:
O crédito P2P como alternativa ao mercado tradicional de crédito no Brasil
O mercado tradicional de crédito no Brasil ,...
O que é o PMI e sua importância para a leitura econômica de um país?
Ao se observar os indicadores econômicos, é...
O Santander realiza operações de teste com o Drex, mas ainda há caminho a ser percorrido antes do lançamento.
O projeto de CBDC do Banco Central, chamado de...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!