Novidades
As tendências globais para os meios de pagamento: o caso do Pacífico

21/07/2023
Na Austrália e na Nova Zelândia, os consumidores têm expectativas comuns de facilidade e segurança ao fazer compras online, refletindo a preferência por métodos de pagamento convenientes. Na China, a carteira digital se destaca como o meio de pagamento mais popular, com o Alipay e o WeChat Pay liderando o mercado. Já na Austrália, o New Payments Platform (NPP) é uma tecnologia que permite pagamentos instantâneos entre contas de instituições financeiras participantes, 24 horas por dia, proporcionando disponibilidade de fundos quase em tempo real.
A Austrália, uma potência regional, teve um longo período de crescimento econômico sem recessão, tornando-se um destino atrativo para empresas globais nas áreas de varejo e turismo. Os australianos são a segunda população mais aberta a compras em e-commerces estrangeiros, impulsionando o crescimento das transações internacionais. Mais de 50% das compras no país são realizadas com cartões de débito e crédito, demonstrando a preferência dos consumidores por métodos eletrônicos de pagamento.
Na Nova Zelândia, os pagamentos com cartão também são populares, com mais de 1,5 bilhão de transações eletrônicas realizadas anualmente. Embora o dinheiro ainda seja utilizado, o país tem a menor proporção de dinheiro em relação ao Produto Interno Bruto (GDP) em circulação no mundo. Os pagamentos com cartão representam 36% das transações e são amplamente aceitos nos pontos de venda.
Essas tendências refletem a crescente adoção de smartphones na Ásia-Pacífico, onde quase 98% dos internautas chineses se conectam à internet por meio desses dispositivos. Empresas de tecnologia como o WeChat Pay aproveitaram essa tendência para incentivar o uso de aplicativos integrados de pagamentos móveis, oferecendo não apenas compras, mas também recursos como conversas, divisão de despesas e compartilhamento de cupons de desconto.
Nesse contexto, a New Payments Platform (NPP) desempenha um papel fundamental na Austrália. Lançada em 2018, essa infraestrutura de acesso aberto permite pagamentos rápidos e simples, com informações de remessa mais detalhadas em cada transação. O Reserve Bank desempenhou um papel significativo ao estabelecer objetivos estratégicos para o sistema de pagamentos australiano, resultando na criação da NPP. O banco também desenvolveu o Fast Settlement Service, um componente de liquidação do NPP, e utiliza essa infraestrutura por meio de seu Departamento Bancário. Essas inovações visam proporcionar uma experiência de pagamento mais eficiente e atender às necessidades dos usuários finais na era digital.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Mobile Transaction, WorldPay e RBA
Imagem: Pluga
Veja também:

Os pagamentos transfronteiriços: como impactam na economia de um país?
Os pagamentos transfronteiriços, que envolvem a...

O Banco Central divulgará relatório sobre o andamento do Drex, seu projeto de CBDC nos próximos meses.
Dentro do mercado financeiro, um dos temas com...

Ações da Apple atingem máxima histórica na Bolsa dos EUA, após recomendação de compra por Banco de Investimentos
A semana se inicia com um recorde sendo quebrado...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!