Novidades

As novas tecnologias e as negociações de grãos produzidos no Brasil

As novas tecnologias e as negociações de grãos produzidos no Brasil

27/04/2023

No Brasil, o agronegócio corresponde a cerca de 25,5% do PIB e o país é um dos principais produtores de alimentos e o principal exportador de soja. O setor também tem apresentado um crescimento de cerca de 3% ao ano em produtividade, tendo como seu maior impulsionador as novas tecnologias e as pesquisas desse campo. Isso demonstra o ambiente propício que o país possui à implementação e desenvolvimento de tecnologias. 

Os ganhos expressivos na produção agrícola, a oportunidade que poderá ser levada pela inovação às startups e empresas do setor e a influência da tecnologia com soluções financeiras ou operacionais para as fazendas, são possíveis exemplos do seu desenvolvimento. Esses fatores têm sido determinantes para que o setor possa caminhar para uma direção de democratização, acompanhado paralelamente com a criação de tokens financeiros que podem ser atrelados ao preço de commodities agrícolas permitindo a realização de investimentos com mais facilidade e assertividade.

Tendo como ponto de partida a tecnologia de tokenização, sua presença traz novidades para esse setor. Conforme ressalvas feitas durante debate realizado em um dos painéis do evento South Summit Brasil 2023, a disrupção tecnológica conseguiu aumentar em até 20% o lucro na negociação de grãos no Brasil. Sendo assim, a utilização desta tecnologia e, principalmente, do seu papel transformador de ativos reais, como as commodities, em ativos digitais, os tokens, já vem ganhando espaço no agronegócio brasileiro. 

Essa transformação do meio do agronegócio passou a ter maiores relevâncias no final de 2022, quando empresas, especialmente startups, apareceram com o objetivo de digitalizar o setor com a tokenização até da produção de carne, mas inicialmente a aposta se concentrou em soja, trigo e milho. No caso da soja, as operações já vinham sendo concretizadas na Argentina e no Brasil, com previsão de expansão para os EUA, tendo o potencial de tokenização da soja, por exemplo, englobando boa parte da produção global, já que os três países são os maiores produtores do grão.

Tal evento auxilia a entender mais sobre as possibilidades de expansão que as novas tecnologias podem ter, se concretizando, não apenas no sistema financeiro tradicional, mas também em ambientes ligados indiretamente ao processo. Dessa forma, elas podem melhorar ainda mais os principais setores de um país, alavancando sua economia e suas fases.

Com informações de Cepea, Curso Mais Soja e Revista Exame

Imagem: IStock

Por Ana Carolina Martins Callegaro

Veja também:

Banco Estatal da Suíça vai oferecer investimentos em criptomoedas para clientes

Banco Estatal da Suíça vai oferecer investimentos em criptomoedas para clientes

O PostFinance, banco estatal da Suíça e...

Leia mais
Empreendedorismo e a política ESG

Empreendedorismo e a política ESG

Em termos legislativos, no Brasil, em março de...

Leia mais
Após a Fitch, a S&P aumenta o rating de crédito do Brasil, para BB, com perspectiva de estabilidade.

Após a Fitch, a S&P aumenta o rating de crédito do Brasil, para BB, com perspectiva de estabilidade.

No dia 19 de dezembro, a Agência S&P, uma das...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

contato@gbxbrasil.com.br

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: