Novidades
Após 2023 positivo, o Ibovespa sofre com perdas ao longo de 2024.

31/05/2024
No fechamento do ano de 2023, o índice Ibovespa apresentou alta de 22% e se aproximava dos 140 mil pontos, alimentada pelo otimismo dos investidores com a diminuição dos juros nos EUA e com a perspectiva positiva quanto à situação fiscal do Brasil e o crescimento da economia China para 2024. No entanto, o desenrolar do ano trouxe uma profunda inversão de expectativas.
A inflação teimosamente fora da meta nos EUA, e o forte resultado de PIB e geração de empregos, levaram o FED a adiar uma possível diminuição dos juros para maio e depois, setembro, empurraram os investidores para renda fixa, títulos do Tesouro dos EUA. Já a economia chinesa, se mostrou também aquém das expectativas, onde os Agentes de Mercado não veem credibilidade nas projeções chinesas de crescimento para 2024. Por fim, a perda de confiança dos investidores com a disciplina fiscal do governo brasileiro, juntamente com os pontos anteriores, mudou o ânimo dos investidores com a bolsa de valores brasileira.
Como resultado, o Ibovespa perdeu em 2024 até aqui, 14,82% de seu valor em dólar. Quando observado o resultado em moeda nacional, este também é negativo, com perdas de -7,99% em 2024 até aqui. Em um cenário de Selic ainda alta, na casa de dois dígitos, e possível corte do FED, em setembro, podem gerar uma conjuntura de maiores perdas, podendo inclusive reverter os ganhos de 2023.
Para aprender mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de G1 e Valor Econômico
Imagem: GBX
Veja também:

Congresso aprova taxação sobre compras no exterior de até US$ 50,00, texto agora vai para o Senado.
Após meses de controvérsia e acordo entre os...

Com o dólar acima do patamar dos R$5,05, Banco Central se prepara para intervir no câmbio.
Ao longo dos últimos dias, o mercado de câmbio...

Com falências no campo em em alta, Governo permite que FIAGROs reestruturem dívidas de produtores rurais.
Nos últimos anos, maior quantidade de produtores...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!