Novidades
Após 2023 positivo, o Ibovespa sofre com perdas ao longo de 2024.
31/05/2024
No fechamento do ano de 2023, o índice Ibovespa apresentou alta de 22% e se aproximava dos 140 mil pontos, alimentada pelo otimismo dos investidores com a diminuição dos juros nos EUA e com a perspectiva positiva quanto à situação fiscal do Brasil e o crescimento da economia China para 2024. No entanto, o desenrolar do ano trouxe uma profunda inversão de expectativas.
A inflação teimosamente fora da meta nos EUA, e o forte resultado de PIB e geração de empregos, levaram o FED a adiar uma possível diminuição dos juros para maio e depois, setembro, empurraram os investidores para renda fixa, títulos do Tesouro dos EUA. Já a economia chinesa, se mostrou também aquém das expectativas, onde os Agentes de Mercado não veem credibilidade nas projeções chinesas de crescimento para 2024. Por fim, a perda de confiança dos investidores com a disciplina fiscal do governo brasileiro, juntamente com os pontos anteriores, mudou o ânimo dos investidores com a bolsa de valores brasileira.
Como resultado, o Ibovespa perdeu em 2024 até aqui, 14,82% de seu valor em dólar. Quando observado o resultado em moeda nacional, este também é negativo, com perdas de -7,99% em 2024 até aqui. Em um cenário de Selic ainda alta, na casa de dois dígitos, e possível corte do FED, em setembro, podem gerar uma conjuntura de maiores perdas, podendo inclusive reverter os ganhos de 2023.
Para aprender mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de G1 e Valor Econômico
Imagem: GBX
Veja também:
Febraban inicia processo de certificação de Instituições Financeiras e cria selo antifraude
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está...
A presença internacional dos bancos brasileiros, uma realidade, mas ainda pouco conhecida.
Ao se observar o mercado bancário brasileiro, é...
A tendência do uso de identidade digital
A tendência do uso de identidade digital tem...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!