Novidades
A Reforma Tributária e seus componentes: O Imposto Seletivo
29/04/2024
Dentro do escopo de mudanças que a reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional, uma novidade que vem dividindo opiniões, é o chamado Imposto Seletivo, conhecido popularmente como "Imposto do Pecado. Essa medida, prevista no projeto de lei apresentado pelo Governo, irá iniciar a regulamentação dos principais pontos da mudança na estrutura tributária brasileira, aprovada em 2023.
O Imposto Seletivo, se constitui basicamente, de um tributo estruturado para incidir sobre produtos e serviços que sejam potencialmente prejudiciais para a saúde humana, meio ambiente e para a sociedade. A partir dessa tarifação, os consumidores passariam a deixar de consumir ou mudar seus hábitos de consumo ao longo do tempo. No exterior, é comum que esse imposto seja implementado em produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e refrigerantes, por exemplo.
Na proposta enviada pelo governo nos últimos dias, estão previstas alíquotas em aeronaves; bebidas alcoólicas e açucaradas; cigarros e derivados do tabaco. Ainda, está prevista a cobrança de Imposto Seletivo de veículos automotores, petróleo e minérios, estes dois, mesmo em caso de exportação.
A implementação gradual deste imposto ocorrerá dentro do cronograma inicial da reforma tributária, onde após sua aprovação, irá conviver e alternar sua aplicação com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), sem somatizar com ele sobre um produto. Isso irá ocorrer até a extinção do IPI, que ocorrerá no início da próxima década.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse o nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico; Ministério da Fazenda; JOTA
Imagem: GBX
Veja também:
Como a mudança de regras nos índices MSCI afetam as empresas brasileiras?
Na última semana, a empresa MSCI, sigla em...
O que significa a palavra Dólar?
No mercado financeiro internacional, uma das...
Erro na atualização de software em computadores de empresa cibersegurança causa transtornos ao redor do mundo nessa
Na manhã de hoje, uma falha de atualização em um...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!