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Transações bancárias: realização das transações via celular ganha relevância

Transações bancárias: realização das transações via celular ganha relevância

29/06/2023

Os meios digitais cada vez mais se consolidam como principal canal dos brasileiros para realizarem transações bancárias. Em 2021, conforme pesquisa da Febraban em conjunto com a Deloitte, foi apontado que 70% das operações no país em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular.

Em conjunto a isso, somente o uso de operações com smartphones, houve uma expansão de 28% em 2021, chegando a 67,1 bilhões e representando 56% do total das operações no país. A movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações. A pesquisa também revela que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking.

Com base no perfil dos consumidores, os resultados da 3ª Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022 apontam para um perfil de clientes de bancos que buscam conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos. A abertura de contas correntes feitas pelos canais digitais em 2021 também foi um ponto de atenção. Os dados fornecidos pelo estudo apontaram que essa operação chegou a 10,8 milhões, expansão de 66% ante 2020. Pela primeira vez, a abertura de contas pelos meios eletrônicos foi maior que nos canais físicos, que totalizaram 9,9 milhões, 16% a mais do que em 2020.

​​Em relação ao Open Finance, novo sistema do Banco Central que permite o compartilhamento de dados bancários entre as instituições financeiras, os dados da pesquisa apontam que os consumidores concedem o consentimento para compartilhamento de dados entre os bancos. Entre dezembro de 2021 e abril de 2022, a quantidade de usuários pessoa física que deram consentimento para doação de dados cresceu 18%, enquanto de pessoas jurídicas, a expansão registrada foi de 60%.

Contudo, em 2022, o número de transações realizadas via aparelhos móveis totalizaram 79% e, em 2022, 16% das operações foram feitas via internet banking (de 14% em 2021) e 5% foram por meio de canais presenciais (contra 17% um ano antes). Dessa forma, nota-se que os smartphones vêm superando amplamente nos últimos anos não só os canais presenciais como também o internet banking, o que representa uma nova fase de digitalização do uso do sistema financeiro pela população brasileira. 

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: Valor Econômico 

Imagem: Freepik

 

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