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Oceanos Azul e Vermelho como noções de posicionamento de mercado
01/02/2024
Ao se observar como os diferentes setores econômicos se configuram, é comum observarmos alguns segmentos marcados por muitos players incumbentes, limitando o espaço para novos players. Ao mesmo tempo, percebemos que em algumas áreas, há situação diversa, com pouquíssimos players, que muitas vezes não dão conta de toda a demanda do setor ou que a monopolizam completamente.
Uma forma de analisar os dois cenários descritos, é a partir da Teoria do Oceano Azul. Essa teoria, publicada no livro "Blue Ocean Strategy", de 2004 e de autoria de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, retratam como a partir da reconstrução dos limites de um mercado, a construção de demanda e inovação na geração de valor de um produto, empresas conseguem criar e consolidar seu espaço.
O conceito principal do livro gira ao redor de duas nomenclaturas, o Oceano Azul e o Oceano Vermelho. Para os autores, o Oceano Vermelho descreveria os mercados já consolidados, com as regras de negócios definidas e a demanda estabelecida, com os competidores brigando entre si para atender esse público. Empresas que operam no Oceano Vermelho teriam maiores dificuldades e custos para se consolidar.
Já o Oceano Azul, seria o mercado não explorado, seja por não ter uma demanda definida ou devidamente atendida, onde uma empresa, ao inovar na oferta de um produto e serviço inovador, teria condições de se inserir e moldar esse mercado, com base na sua atuação. Para "criar"o seu Oceano Azul, uma empresa deve ser capaz de repensar sua oferta de produtos e lançar algo inovador, capaz de criar ou atender uma demanda antes inexistente ou não atendida.
Tendo como base esses preceitos e ao observar que empresas em início de sua jornada necessitam de suporte na captação de recursos e governança, a GBX Brasil constituiu a Ocean Crowdfunding, chancelada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2023.
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Por Pedro Guedes
Imagem: GBX
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