Novidades
O que são as SAFs e como elas impactam os clubes de futebol no Brasil?
10/11/2023
O futebol brasileiro é marcado por clubes de futebol deficitários, com estruturas arcaicas e pouca competitividade em campo, trazendo problemas de desempenho esportivo e estado financeiro aos clubes e às torcidas. De forma a modificar esse panorama, foi pensada na profissionalização da gestão dos clubes de futebol que atuariam como empresas e pelos valores de obter o melhor resultado, seja em campo ou nas finanças.
O primeiro passo para esse processo foi iniciado com a promulgação da Lei 14.193 de 6 de agosto de 2021, que regulamentou a "Sociedade Anônima do Futebol", conhecida como SAF. A SAF se constitui de um modelo de clube-empresa, fiscalizado pela CVM, que pode vender participações, antecipar recebíveis, onde o que a diferencia de outras empresas, é que a atividade fim aqui, é o futebol.
Com essas ferramentas em mãos, as SAFs podem obter capital junto ao Mercado Financeiro com maior facilidade, transparência e segurança, construindo uma gestão mais eficiente. Atualmente, temos 8 times na Série A do Campeonato Brasileiro que são SAFs, sendo eles América Mineiro, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Red Bull Bragantino e o Vasco da Gama.
Ainda que a transformação de um time de futebol em uma SAF não gere resultados em campo automaticamente, é uma mudança fundamental para a gestão e adminstração dos clubes de futebol no Brasil.
Por Pedro Guedes
Com informações de: Migalhas, Revista Lance!
Imagem: Freepik
Veja também:
Principais diferenças entre conta PJ e PF
As contas PJ são direcionadas a empresas e...
Aplicativo transforma celular em maquininha de cartão
Diante das diversas possibilidades que as novas...
O andamento do Open Finance no Brasil
Segundo o recente relatório da Open Baking...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!