Novidades
O que explica o custo tão alto dos produtos no Uruguai?

03/07/2024
Dentro do contexto da América Latina, um país que se destaca economicamente, é o Uruguai. Esse destaque, entretanto, não ocorre pelo crescimento pujante da sua economia ou pela presença no comércio internacional. O que leva o país a se destacar dos vizinhos, é o alto custo dos produtos consumidos pela população.
Com uma população pouco inferior a 3,5 milhões de habitantes, e quase no extremo sul do continente, o país importa a maioria esmagadora dos produtos consumidos pelo público, como alimentos processados, bens de consumo duráveis e não duráveis,apenas para citar alguns itens.
Com uma indústria muito reduzida, e a necessidade de importações em um fluxo alto, os custos para a aquisição de produtos acaba sendo demasiadamente alto, dado o desbalanço entre oferta e demanda. Esse custo é repassado em cheio para os consumidores. Adicionalmente, barreiras regulatórias tornam a entrada de produtos mais difícil, principalmente produtos de higiene e alimentos.
Esse cenário torna necessário a participação de intermediários nas operações de importação, de forma a aumentar as chances de sucesso na entrada de produtos no país. Ainda, a distância entre o Uruguai e as principais rotas logísticas e comerciais, aumenta os custos de frete, adicionando custos às operações.
Todo esse fluxo de intermediários e entraves, gera ao consumidor final, valores cerca de 20% mais caros para os mesmos produtos em países vizinhos, como Brasil e Argentina. A renda alta do país, dada a baixa população e a existência de indústria de turismo e software, permite que o impacto desse estado de preços mais alto seja mitigado. No entanto, cada vez mais os problemas de custos logísticos e barreiras regulatórias, irão pressionar os preços, impondo a sociedade uruguaia, uma série de escolhas a serem feitas.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: BBC e BBC Brasil
Imagem: GBX
Veja também:

Em um 2024 tenso, a Bolsa de Valores já perdeu R$21 bilhões com a saída de capital estrangeiro.
Ao longo do primeiro trimestre de 2024, a Bolsa...

Brasil e Tailândia encerram de forma amigável contencioso na OMC sobre a produção de açúcar tailandês.
No dia 24 de fevereiro, no âmbito da conferência...

Iniciativa do Google para pagamentos via QR Code como alternativa para o NFC em celulares de entrada
De olho no mercado de pagamentos, sobretudo no...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!