Novidades

O mercado de automóveis brasileiro recebe novos players em 2023, baseados em carros eletrificados

O mercado de automóveis brasileiro recebe novos players em 2023, baseados em carros eletrificados

02/01/2024

A venda de automóveis no Brasil é caracteriza pela grande presença de marcas europeias ou estadunidense consolidadas, como Ford, GM, FIAT, BMW e Volkswagen, onde em alguns nichos de valores mais altos ou de consumo especializado, temos a presença de marcas japonesas e coreanas, como Honda, Nissan e Hyundai, para além de Marcas como Volvo e Mercedes, para citar algumas marcas. 

Nos últimos anos, com o aumento dos preços dos veículos e o maior consumo por parte de empresas de aluguel de veículos, o mercado se estabilizou, com menores emplacamentos, com ticket de produto mais alto, mas com marcas como Chevrolet (marca local da GM), Volkswagem e Ford dominando o mercado em geral. Em 2023, o mercado brasileiro passou por mudanças que podem se constituir em tendência para o mercado nos próximos anos. 

A primeira mudança foi o início da eletrificação do consumo de veículos no país, com modelos movidos à eletricidade, se constituindo em uma opção válida e possível para parte do  público, com valores entre R$ 150 mil a R$ 300 mil. A partir desses modelos, de faixa de preço mais alta, as montadoras tradicionais irão apresentar nos próximos anos veículos intermediários e de entrada eletrificados, com valores atraentes para o consumidor comum. 

A segunda mudança substancial do mercado de veículos no Brasil foi a entrada de players chineses relevantes como a GMW e BYD. Ainda que focadas no nicho de mercado dos veículos elétricos, essas montadoras registraram vultosas vendas, na casa dos mil emplacamentos mensais cada. Com esses resultados, ambas as montadoras, junto com a já presente CAOA Chery (focada em veículos a combustão) já correspondem aproximadamente a 3% do mercado brasileiro, com a BYD sendo a 16ª maior vendedora de veículos do país em 2023. 

A entrada agressiva da GMW e da BYD, levou a marcas tradicionais, como Peugeot, Volvo e Chevrolet, a baixarem os valores dos seus carros eletrificados. Com a GMW e a BYD iniciando a produção fabril no Brasil, a partir de 2024, se espera uma maior oferta de veículos elétricos, o que poderia baixar ainda mais o valor de seus produtos, forçando os demais players a acompanhar esse movimento, acelerando a oferta de carros elétricos por valores abaixo de 150 mil reais. 

A partir desses movimentos, é possível que 2024 seja um ano importante para a consolidação e massificação dos veículos elétricos no país. Agora, é observar como o mercado de veículos e seus principais players irão se comportar. 

Para conhecer mais sobre o mercado financeiro e a economia brasileira, acesse nosso site!

Por Pedro Guedes
Com Informações: Quatro Rodas, Infomoney
Imagem: Getty Images
 

Veja também:

Após 17 anos, o Japão aumenta sua taxa de juros, e encerra o período de juros negativos.

Após 17 anos, o Japão aumenta sua taxa de juros, e encerra o período de juros negativos.

Após 17 anos e alguns meses de especulação e...

Leia mais
Febraban inicia processo de certificação de Instituições Financeiras e cria selo antifraude

Febraban inicia processo de certificação de Instituições Financeiras e cria selo antifraude

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está...

Leia mais
Como funciona um Fundo de Investimentos?

Como funciona um Fundo de Investimentos?

Dentro do Mercado Financeiro, há diversas formas...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: