Novidades
O mercado de automóveis brasileiro recebe novos players em 2023, baseados em carros eletrificados
02/01/2024
A venda de automóveis no Brasil é caracteriza pela grande presença de marcas europeias ou estadunidense consolidadas, como Ford, GM, FIAT, BMW e Volkswagen, onde em alguns nichos de valores mais altos ou de consumo especializado, temos a presença de marcas japonesas e coreanas, como Honda, Nissan e Hyundai, para além de Marcas como Volvo e Mercedes, para citar algumas marcas.
Nos últimos anos, com o aumento dos preços dos veículos e o maior consumo por parte de empresas de aluguel de veículos, o mercado se estabilizou, com menores emplacamentos, com ticket de produto mais alto, mas com marcas como Chevrolet (marca local da GM), Volkswagem e Ford dominando o mercado em geral. Em 2023, o mercado brasileiro passou por mudanças que podem se constituir em tendência para o mercado nos próximos anos.
A primeira mudança foi o início da eletrificação do consumo de veículos no país, com modelos movidos à eletricidade, se constituindo em uma opção válida e possível para parte do público, com valores entre R$ 150 mil a R$ 300 mil. A partir desses modelos, de faixa de preço mais alta, as montadoras tradicionais irão apresentar nos próximos anos veículos intermediários e de entrada eletrificados, com valores atraentes para o consumidor comum.
A segunda mudança substancial do mercado de veículos no Brasil foi a entrada de players chineses relevantes como a GMW e BYD. Ainda que focadas no nicho de mercado dos veículos elétricos, essas montadoras registraram vultosas vendas, na casa dos mil emplacamentos mensais cada. Com esses resultados, ambas as montadoras, junto com a já presente CAOA Chery (focada em veículos a combustão) já correspondem aproximadamente a 3% do mercado brasileiro, com a BYD sendo a 16ª maior vendedora de veículos do país em 2023.
A entrada agressiva da GMW e da BYD, levou a marcas tradicionais, como Peugeot, Volvo e Chevrolet, a baixarem os valores dos seus carros eletrificados. Com a GMW e a BYD iniciando a produção fabril no Brasil, a partir de 2024, se espera uma maior oferta de veículos elétricos, o que poderia baixar ainda mais o valor de seus produtos, forçando os demais players a acompanhar esse movimento, acelerando a oferta de carros elétricos por valores abaixo de 150 mil reais.
A partir desses movimentos, é possível que 2024 seja um ano importante para a consolidação e massificação dos veículos elétricos no país. Agora, é observar como o mercado de veículos e seus principais players irão se comportar.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro e a economia brasileira, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com Informações: Quatro Rodas, Infomoney
Imagem: Getty Images
Veja também:
O Índice IBC-BR e sua importãncia para entender a evolução do PIB brasileiro
Dentre os indicadores econômicos divulgados pelo...
O que são as Cédulas de Crédito Bancário?
Dentro do mercado financeiro, é comum que...
Os 30 anos do plano real
Durante a década de 1980, a economia brasileira...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!