Novidades
Nova Temporada de IPOs à vista para 2024?
15/01/2024
Nos últimos anos, o mercado brasileiro viu uma acentuada diminuição de IPOs (Initial Public Offering- i.e Oferta Pública Inicial), que caiu de 25 empresas estreando na B3 em 2020 e 37 empresas em 2021, para 0 em 2022 e em 2023. Esse resultado negativo foi fruto de um ambiente de negócios hostil, com SELIC alta e inflação em patamares igualmente elevados. Esse tipo de conjuntura direciona os investidores para títulos de renda fixa, que oferecem maior previsibilidade.
Já em 2024, com SELIC em tendência de baixa para um dígito, com previsão dos Agentes de Mercado para cerca de 9% para o final do ano e com inflação ao redor de patamares aceitáveis, empresas antes receosas de iniciar captação na bolsa de valores, começam a se movimentar para realizar seu IPO.
A tendência é que as empresas que irão abrir seu capital na B3, sejam de setores considerados "conservadores", como infraestrutura, saneamento e telecomunicações. Empresas dessas áreas normalmente possuem números sólidos e reputação positiva com mercado e consumidores. Com isso, não se esperam grandes IPOs de empresas de tecnologia, como foi no ciclo anterior de IPOs, em 2020 e 2021.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Valor Econômico e UOL
Imagem: GBX
Veja também:
Anbima anuncia mudanças nas certificações para o mercado financeiro nos próximos anos
No mercado financeiro brasileiro, as empresas e...
Startup vê queda de transferências para bancos tradicionais e crescimento para fintechs
Com o passar dos anos, houve uma notável queda...
O processo de Open Finance no Brasil
Como forma de modernizar o mercado bancário...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!