Novidades
Mercado Imobiliário e tokenização
11/05/2023
Desde o maior reconhecimento da tokenização de ativos nos processos da sociedade, essa tecnologia persiste em inovar e revolucionar os mercados atualmente. A possibilidade de aumentar a democratização do mundo dos investimentos e dos negócios ao possibilitar a compra parcial de produtos, auxilia no crescimento de acesso, geração de receita e capital. Esse processo já está incluso no mercado imobiliário, um setor que vem crescendo no país especialmente durante e após a pandemia do Covid-19.
A inserção dessa tecnologia no setor explora ainda mais a capacidade de crescimento de ambas as partes no mercado em geral. O token tem a capacidade de transformar um ativo físico, como um imóvel, por exemplo, em um ativo digital, sendo ele negociado através de redes criptografadas, geralmente utilizando a tecnologia blockchain. Diante da maior digitalização dos negócios, a estratégia de tokenização não é só necessária, mas vital para o mercado imobiliário.
Conforme o caráter democratizante e facilitador da tecnologia de tokenização, os processos de contato entre comprador e vendedor e, também, a divisão dos valores, podem ser favorecidos. A crescente aderência acontece porque a tokenização do mercado imobiliário possibilita a melhora de duas questões: a agilidade nas vendas e a ampliação do mercado. Dessa forma, essa tecnologia se torna uma alternativa para empresas e profissionais do setor ampliarem sua atuação, facilitando também a entrada de novos players neste ecossistema.
Por conta desse cenário, a divisão brasileira do banco espanhol, o Santander, apresentou em um evento promovido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Fenasbac, um projeto que tem como lema a tokenização de compra e venda com uso do Real digital no meio imobiliário e também de veículos. O projeto tem o intuito de desburocratizar os processos que esses setores implicam ao utilizar a tokenização e o seu potencial para suporte. Isso mostra como essa tecnologia está aparecendo cada vez mais como uma solução para antigos problemas no mundo dos negócios.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Gazeta do Povo e Santander
Imagem:Freepik/upklyak
Veja também:
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!