Novidades
Membros do FED falam à imprensa sobre o futuro da política de juros no país, e trazem maior incerteza aos Agentes de Mercado
09/04/2024
Na virada de ano, os Agentes de Mercado planejam que o ano de 2024 seria marcado pelo início dos cortes nas Taxas de Juros pelo FED, ancorado na inflação próxima da meta e dos sinais que a economia dos EUA tinha conseguido diminuir a inflação, sem perder substancialmente seu ritmo de crescimento. Neste momento, estavam precificados 6 cortes de 0,25p.p, o que traria os FED Funds para a casa dos 3,75% a.a.
No entanto, os resultados surpreendentes da inflação, que veio mais alta que o previsto nas 3 métricas do ano até aqui, segundo o Índice de Preços ao Consumidor, o mercado de trabalho teimosamente aquecido e a demanda industrial iniciando uma contração aparentemente sazonal, frustraram os Agentes de Mercado e o próprio FED.
A partir disso, seu presidente, Jerome Powell manteve a tese que aguarda dados que apontem para desinflação sólida, para após isso, cortar os juros, previstos hoje para serem 3 cortes de 0,25 p.p cada. Nos últimos dias, os presidentes das representações regionais do FED (são 12 no total), têm se manifestado de forma diversa, sugerindo desde que haverão 3 cortes nos juros, até aqueles que defendem que não haja cortes em 2024, se as condições econômicas não permitirem.
Essa comunicação diversa torna o trabalho de investidores e gestores difícil, o que pode criar um sentimento de insegurança nos mercados, o que poderá penalizar o mercado de ações nos EUA e aqui no Brasil. O próximo encontro do FED, que ocorrerá entre 30 de abril e 1º de maio, será importante para a definição de um rumo para esse tema.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Valor Econômico, Investing, Financial Times
Imagem: GBX
Veja também:
A CCB digital, a nova fronteira entre o digital e o Real.
Dentro do universo dos Títulos de Crédito, as...
Após 17 anos, o Japão aumenta sua taxa de juros, e encerra o período de juros negativos.
Após 17 anos e alguns meses de especulação e...
Como os 4 principais Bancos brasileiros se comportaram na atual temporada de balanços? Parte 1
Nas últimas semanas, as empresas brasileiras...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!