Novidades

Em vistas a aumentar a lucratividade, a Unilever planeja mudanças profundas em suas operações.

Em vistas a aumentar a lucratividade, a Unilever planeja mudanças profundas em suas operações.

28/03/2024

Nos últimos anos, as ações da Unilever, gigante global na área de alimentos e cuidados pessoais, tiveram resultados fracos, com crescimento desde o início do ano, de 3%. Enquanto isso, sua concorrente, a Procter & Gamble, crescendo 10% no mesmo período. Esse resultado, segundo relatório divulgado pelo banco inglês Barclays, é fruto dos resultados operacionais fracos e altos custos das empresas da divisão de alimentos, que inclui marcas como Kibon, Magnum, Hellmann's e Knorr.

A partir desse cenário, o conselho administrativo da Unilever anunciou o interesse na venda da área de sorvetes da companhia, de forma a focar seus esforços nas empresas de higiene e cuidados pessoais. Essa área abriga as principais empresas do segmento, com 5 das 10 principais marcas de sorvetes sob esse portfólio empresarial. 

Além da venda do setor de sorvetes, os investidores da Unilever vem pressionando o Conselho do conglomerado holandês a vender toda a divisão de alimentos. Isso ocorre pelo fato que a produção de alimentos possui margens baixas, custos altos e é propenso a entrada em polêmicas, como boicotes aos produtos de uma determinada marca alimentícia. O caso mais notório é o da marca de sorvetes Ben & Jerry 's, que se envolveu em debates polarizados na Europa e Israel, que impactou as vendas da marca e afetou o resultado global da Unilever. 

Para resolver esse problema, o novo CEO da gigante global,Hein Schumacher, está direcionando seus esforços para aumentar o lucro e a produtividade da Unilever e suas empresas constituintes. Para isso, Schumacher planeja cortar 7.500 funcionários e gerar economia de US$870 milhões no período de 3 anos (2025-2028). No momento, os investidores parecem gostar das medidas, com os papéis da empresa subindo 3% após o anúncio dessas medidas, ocorrido na semana passada. 

Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!

Por Pedro Guedes
Com informações de Valor Econômico, Money Times
Imagem: GBX
 

Veja também:

De forma silenciosa, a 3G Capital vende toda  sua posição na Kraft Heinz

De forma silenciosa, a 3G Capital vende toda sua posição na Kraft Heinz

Segundo a emissora CNBC, uma das principais dos...

Leia mais
Com mudança de controlador à vista, a situação da Rede Starbucks no Brasil se mostra fragilizada por problemas financeiros.

Com mudança de controlador à vista, a situação da Rede Starbucks no Brasil se mostra fragilizada por problemas financeiros.

A rede de cafeterias Starbucks, que desembarcou...

Leia mais
Mesmo após aumento de capital nas Americanas, um novo acionista adquire relevância na divisão acionária

Mesmo após aumento de capital nas Americanas, um novo acionista adquire relevância na divisão acionária

Nas últimas semanas, as Lojas Americanas...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: