Novidades
Em decisão dividida, COPOM reduz a SELIC em 0,25%, colocando em dúvida se o ciclo de cortes de juros irá ou não acabar
09/05/2024
Após dois dias de reunião, o Comitê de Política Econômica, o COPOM, decidiu cortar a taxa de juros básica da economia, a SELIC, em 0,25p.p. Esse corte já estava precificado pelo mercado, que foi surpreendido pela composição dos votos do colegiado. Com esse corte, a SELIC atualizada ficou em 10,50% a.a. A tendência de novos cortes se mostra incerta no futuro próximo.
A votação, que terminou empatada, teve que fazer uso do voto de minerva do Presidente do BCB, Roberto Campos Neto. Esse mecanismo foi utilizado apenas 4x nos últimos 20 anos, e ilustra o grau de divisão do COPOM. O Presidente do BCB votou junto com os diretores indicados pela administração anterior, enquanto os indicados pelo atual presidente, votaram conjuntamente.
A votação, que foi 5 votos favoráveis ao corte de 0,25% e 4 votos favoráveis ao corte de 0,50 p.p, trouxe aos Agentes de Mercado o receio que a mudança da presidência do Banco Central ocorrerá com uma transição brusca, com um presidente dovish (menos rígido no combate à inflação) atuando de forma radicalmente diversa do atual presidente do BCB, que possui conduta mais cautelosa quanto ao combate à inflação. Essa posição é conhecida como hawkish no jargão do Mercado Financeiro.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes.
Com informações de Valor Econômico, Infomoney
Imagem: GBX
Veja também:
Com o mercado financeiro Chinês em baixa, investidores locais e internacionais se direcionam para o mercado acionário japonês.
No início de 2024, um mercado que vem obtendo...
A tecnologia Blockchain e o transporte marítimo
As tecnologias como blockchain e, ainda, a...
Open Finance: como o sistema vem evoluindo nos países ao redor do mundo?
No Brasil, o Open Finance vem sendo implementado...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!