Novidades
Como a alta do CPI e do IPCA afetam o humor dos investidores?

17/01/2024
Nos últimos dias, Investidores no Brasil e nos EUA observaram com atenção a evolução dos seus respectivos índices inflacionários, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ajustado) e o CPI (Consumer Price Index- Índice de Preços ao Consumidor, em inglês). Esses índices impactam não apenas o cidadão médio, mas também os investidores, sejam iniciantes ou profissionais ou qualificados.
Isso ocorre porque esses índices denotam duas tendências, que se complementam e ajudam a verificar o estado real de uma economia. São elas o aumento dos preços e o poder de compra da população. Com preços mais altos e com o público consumindo menos com a mesma quantidade de dinheiro ao longo do tempo, o custo de vida sobe e diminui o consumo, que em último caso força os produtores e fabricantes de bens diversos a reduzir sua produção.
Esse cenário, quando não controlado, pode levar a uma recessão. Conjunturas semelhantes à descrita acima, direcionam os investidores para investimentos mais seguros, de preferência indexados às taxas de juros, que são elevadas para conter a inflação.Isso ocorrer pois se cria a percepção de que os riscos de investir em empresas,seja com ações ou oferecendo empréstimos, se tornam muito altos pelo incerto rendimento que podem gerar.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, visite nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Valor Econômico e UOL
Imagem: GBX
Veja também:

A Diferença entre Juros sobre Capital Próprio e Dividendos
No Mercado Acionário brasileiro grandes empresas...

As tendências globais para os meios de pagamento: o caso do Pacífico
Na Austrália e na Nova Zelândia, os consumidores...

Após briga com o Congresso dos EUA, TIK TOK pode receber oferta para aquisição
Ao longo de 2024, a rede social Tik Tok e sua...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!