Novidades
Com o mercado financeiro tenso pela reunião do COPOM, o IPCA acima da média reforça preocupações com a Inflação
10/05/2024
A semana vem se mostrando complexa no mercado financeiro brasileiro. Após os Agentes de Mercado receberem com pessimismo a decisão dividida do COPOM em diminuir o corte na SELIC, em 0,25%, a sexta-feira começa com mais um dado desgostoso. O IPCA divulgado hoje pela manhã pelo IBGE, trouxe resultado acima do esperado, com alta de 0,38% em abril. O resultado veio acima do valor projetado pelos principais Agentes de Mercado, que era de alta de 0,35% no período.
No acumulado de 2024, o IPCA apresenta resultado de 1,80%, enquanto nos últimos 12 meses, o resultado foi de 3,69%. O resultado, visto como negativo por economistas,reforça o viés negativo para o controle da inflação. O resultado da reunião do COPOM, que aponta pela necessidade de implementar uma política mais restritiva, se mostra vindicada pelos dados do IPCA, que apontam para a direção de ser necessário maior aperto monetário para realmente controlar a inflação.
Os Agentes de Mercado temem que com a mudança no presidente do Banco Central (BCB), a composição de forças no COPOM mude, para um posicionamento mais leniente com a inflação alta. Tal troca, a ocorrer com o final do mandato de Roberto Campos Neto e sua saída do BCB, em 2025, demandará a indicação de um novo nome para compor a diretoria do Banco Central, que provavelmente, será alinhado com as ideias do governo. Isso é visto com preocupação pelos principais Agentes de Mercado, que temem um Banco Central menos preocupado com a responsabilidade fiscal e controle inflacionário.
Por Pedro Guedes.
Com informações da Bloomberg Línea, Infomoney
Imagem: GBX
Veja também:
Febraban propõe ao Banco Central nova funcionalidade para o mecanismo de recuperação de fraudes, o MED
Em 13 de junho, a Federação Brasileira de...
Como funciona um Fundo de Investimentos?
Dentro do Mercado Financeiro, há diversas formas...
Com o dólar acima do patamar dos R$5,05, Banco Central se prepara para intervir no câmbio.
Ao longo dos últimos dias, o mercado de câmbio...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!