Novidades
Chatp GPT X Bard: A disputa de mercado pelos chatbots de Inteligência Artificial
27/03/2023
Desde o final de 2022, a internet vem se maravilhado com as plataformas de Inteligência Artificial (I.A), com o lançamento do chatbot ChatGPT. Essa plataforma, contruída ao redor de um modelo de linguagem artificial desenvolvido pela OpenAI, com base na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer) e treinado em uma grande quantidade de dados da internet.
Com isso, o aplicativo é capaz de gerar texto coerente e natural em resposta a uma variedade de perguntas e comandos em linguagem natural, como uma conversa com um ser humano. O ChatGPT pode ser usado , principalmente para tarefas como responder perguntas, fornecer informações, recomendar produtos ou serviços.
A capacidade de fornecer respostas rápida, com um considerável nível de profundidade desencadeou um onda de interesse do público e das empresas por produtos semelhantes. A partir disso, a Microsoft, que é parceira-investidora do projeto da OpenAI desde 2019, renovou o contrato de parceria em janeiro de 2023 e iniciou nova rodada de investimentos, no valor estimado em 10 Bilhões de dólares.
Ainda, a Microsoft acelerou a implantação do ChatGPT em seus produtos, como o buscador Bing, como forma de superar o Google na disputa com a Alphabet (controladora do Google), nas disputa pela preferência do público na área de buscas.
Como resposta, a Alphabet iniciou os testes públicos do Bard, seu chatboot de Inteligência Artificial que passou anos em desenvolvimento. Entretanto, os resultados vem se mostrando insatisfatórios, com o chatbot apresentando respostas incorretas e gerando gafes para o Google. Essas derrapadas custaram até o momento, 100 bilhões de dólares de perda de valor de mercado para a Alphabet.
Enquanto isso a chinesa Baidu também apresentou seu chatbot de A.I, com o intuito de entrar na disputa por mercado, focando inicialmente no mercado chinês, que possui restrições governamentais contra o google. Chamado de Ernie (sigla a partir do inglês para Enhanced Representation of Knowledge Integration), sinaliza ao mercado que a Baidu, gigante regional em buscas online e mapas online, quer implementar em seu portfólio, produtos de I.A para auxiliar a execução destes serviços.
Por enquanto, o ChatGPT, em sua versão 4.0, vem liderando a disputa pela atenção e uso do público, mas os próximos meses irão dizer se o interesse do mercado e público pela temática da I.A irá se manter ou não, e se algum dos competidores irá se aproximar da popularidade do chatbot da I.A.
Por Pedro Guedes
Com informações de: BBC Brasil,CBS,CNN Brasil, InfoMoney e Microsoft.
Imagem: Shutterstock
Veja também:
Como os 4 principais Bancos brasileiros se comportaram na atual temporada de balanços? Parte 1
Nas últimas semanas, as empresas brasileiras...
A Agência Fitch confirma rating do Brasil em "BB", com tendência de estabilidade
Com o ano se encerrando no mercado financeiro, é...
Commodities para além do petróleo: as Commodities Agrícolas
Quando o público ouve a palavra commodity, é...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!