Novidades
Após boom de atração de multinacionais, Austin, no Texas, enfrenta ressaca imobiliária
30/04/2024
Durante o período da pandemia de COVID-19, empresas multinacionais passaram a rever sua estrutura de custos, onde aluguéis elevados de prédios vazios em cidades como Nova Iorque, São Francisco e outros grandes centros urbanos. Neste cenário, uma metrópole regional, com espaço para verticalização, boa infraestrutura e baixos aluguéis e impostos se sobressaía: Austin, no Estado do Texas.
Dada a presença de uma universidade de qualidade, a Universidade do Texas, empresas de tecnologia enxergavam um intenso e seguro fluxo de recém formados nas áreas de tecnologia, exatas e humanas. Esse cenário culminou com a transferência de sede por grandes empresas, como Oracle, Tesla e grandes bancos para a cidade. Desde 2020, mais de 100 empresas multinacionais migraram para Austin. Como consequência, o custo de vida e dos aluguéis subiu vertiginosamente, gentrificando a cidade e pressionando o custo de salários para as empresas.
Com isso, a cidade de Austin vem enfrentando em 2024 uma pausa na vinda de grandes empresas, e a saída de empresas já instaladas, como a Oracle, que migrará sua sede para Nashville, no estado do Tennessee. Especialistas em mercado imobiliário entendem que a pressão no custo dos aluguéis e mudanças na estratégia de empresas, poderá acentuar esse problema, com a cidade de Austin se recuperando apenas entre 2025 e 2026.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse o nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de: Bloomberg Línea
Imagem: GBX
Veja também:
Com cenário adverso ao mercado de ações, empresas preferem emissão de dívidas, levando a um recorde na emissão de debêntures no início de 2024
O cenário econômico adverso para a realização de...
O uso da biometria facial para pagamentos
O uso da biometria facial para pagamentos é uma...
A Internet das Coisas no Brasil
A Internet das Coisas (IoT) é uma das...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!