Novidades
Anbima anuncia mudanças nas certificações para o mercado financeiro nos próximos anos
27/06/2024
No mercado financeiro brasileiro, as empresas e instituições demandam que os colaboradores e empreendedores neste mercado apresentem real conhecimento da área de investimentos. Esse atestado de saber é materializado nos certificados chancelados pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Atualmente, a Anbima oferece 3 certificações iniciais no Mercado Financeiro: o CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10), o CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20) e o CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento).Essas certificações são as mais utilizadas e conhecidas pelo público e foram instituídas nas últimas duas décadas, para trazer maior profissionalismo e seriedade para o Mercado.
Com as últimas mudanças nos mercados, seja em construção de produtos, teses de investimento e o uso de novas tecnologias, a Anbima identificou lacunas no estudo necessário para obtenção desses títulos. A fim de atualizar o portfólio de títulos disponíveis, a Anbima divulgou em março que substituiria os certificados atuais por novos testes de conhecimento específicos para o mercado financeiro.
A Anbima irá extinguir o CPA-10, o CPA-20 e o CEA, e substituí-los pelo CPA (Certificado Profissional Anbima), a C-Pro R (Certificado Profissional Anbima de Relacionamento) e a C-Pro I (Certificado Profissional Anbima de Investimento). Contudo, a extinção dos certificados atuais ocorrerá apenas em 2026, quando as primeiras provas das novas certificações começarem a ser aplicadas.
Como parte da transição entre os certificados, ninguém aprovado no CPA-10, o CPA-20 ou CEA perderá a certificação. O que ocorrerá é que os novos testes serão realizados no novo formato, incluindo os cursos de reciclagem. Atualmente cerca de 500 mil profissionais do mercado financeiro possuem ou CPA-10, ou CPA-20 ou CEA.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de Valor Econômico
Imagem: GBX
Veja também:
As tendências globais para os meios de pagamento: o caso do Pacífico
Na Austrália e na Nova Zelândia, os consumidores...
Com a oscilação dos mercados e inação do BoJ, o Iene sofre desvalorização recorde perante o Dólar
Com a instabilidade geopolítica das últimas...
Após boom de atração de multinacionais, Austin, no Texas, enfrenta ressaca imobiliária
Durante o período da pandemia de COVID-19,...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!