Novidades
A revolução global dos meios de pagamentos e o futuro das grandes bandeiras
29/08/2023
Uma revolução nos meios de pagamento está acontecendo em escala global, impulsionada pela crescente adoção de tecnologias digitais e mudanças nas preferências dos consumidores. Enquanto as grandes bandeiras de cartões, como Mastercard e Visa, dominaram o cenário de pagamentos por décadas, elas agora enfrentam desafios significativos e precisam se adaptar rapidamente para garantir sua relevância no futuro.
A ascensão de pagamentos móveis, carteiras digitais e sistemas de pagamentos instantâneos está alterando fundamentalmente a maneira como as transações financeiras ocorrem. Os consumidores estão buscando conveniência, segurança e agilidade em suas transações, levando a uma crescente demanda por métodos de pagamento alternativos aos cartões tradicionais. Nesse contexto, as grandes bandeiras precisam ajustar suas estratégias para abraçar essas tendências e oferecer soluções que atendam às novas necessidades.
A partir disso, a Mastercard, uma empresa renomada no setor das bandeiras de cartão, processou, em 2022, cerca de oito trilhões de dólares em transações de cartão. No entanto, apesar do nome e base de sustento serem originados dos cartões, a companhia está se preparando para diversificar suas atividades. Essa nova estratégia visa ir além das transações tradicionais de cartão e inclui planos como pagamentos rápidos para metrô em Nova York e tecnologias que recomendam escolhas alimentares, por exemplo.
Além disso, a empresa está de olho em oportunidades oferecidas pelo Pix no Brasil e pelo FedNow nos Estados Unidos, ambos sistemas de pagamentos instantâneos, embora ambos aqueçam a competição no setor. A busca da Mastercard por uma visão mais abrangente do futuro reflete um desafio enfrentado por toda a indústria de meios de pagamento. A empresa procura não apenas se concentrar onde os consumidores estão hoje, mas onde estarão no futuro, indo além dos cartões físicos.
Dessa forma, a competição no setor está aumentando à medida que novos players e tecnologias emergem. As grandes bandeiras precisam encontrar o equilíbrio entre manter sua base de clientes existente e atrair novos usuários por meio de soluções modernas e adaptadas às mudanças do mercado.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Estadão e CNN Brasil
Imagem: GBX
Veja também:
OMC: O que é e como influência nos meios de pagamentos
A Organização Mundial do Comércio (OMC)...
Google em um dilema, como diminuir o desperdício de alimentos sem afetar o benefício favorito de seus funcionários?
Uma das características mais marcantes dos...
A CCB digital, a nova fronteira entre o digital e o Real.
Dentro do universo dos Títulos de Crédito, as...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!