Novidades

A presença internacional dos bancos brasileiros, uma realidade, mas ainda pouco conhecida.

A presença internacional dos bancos brasileiros, uma realidade, mas ainda pouco conhecida.

08/03/2024

Ao se observar o mercado bancário brasileiro, é comum se observar a presença, seja presente ou passada, de bancos internacionais, como Citibank, Santander, ABN Amro, HSBC, apenas para citar alguns. Entretanto, o Brasil e seu mercado bancário não são apenas receptores de instituições financeiras estrangeiras, mas também oferecem aos mercados internacionais suas instituições. 

Ao contrário de grandes bancos europeus e estadunidenses, que entram em diferentes países, para obtenção de fatias relevantes do mercado-alvo, os bancos brasileiros seguem uma estratégia mais conservadora. De forma a assegurar uma fatia minimamente viável do mercado de atuação, é comum que os bancos brasileiros abram agências ou escritórios em locais com grande concentração de brasileiros ou que sejam um entreposto comercial para empresários brasileiros no exterior. 

Um exemplo dessa estratégia é a abertura de agências do Banco do Brasil em países com larga comunidade brasileira, como no Japão, que possui cerca de 220 mil brasileiros morando no país, e conta com 3 agências do banco, sempre em prefeituras (equivalente ao estado federado) onde a comunidade brasileira reside em maior número.

A partir disso, temos, segundo o Banco Central, 40 agências bancárias, 7 escritórios e 63 subsidiárias de bancos brasileiros no exterior. Um dos bancos com maior presença no exterior, é o Banco do Brasil, com 13 agências bancárias, 5 escritórios e 12 subsidiárias, localizadas em 3 continentes, em países como Alemanha, EUA, Japão,China, Uruguai, apenas para citar alguns países. Outro banco com relevante presença internacional, é o BTG, que mesmo com apenas uma agência no exterior, nas Ilhas Cayman, possui 21 subsidiárias. 

Essa diferença na abordagem dos dois bancos decorre da estratégia do BTG em adquirir ou em abrir subsidiárias no exterior, de forma a aumentar o acesso de seus correntistas a investimentos em nível global. Já o Banco do Brasil, opera de forma a providenciar serviços bancários básicos para a população brasileira expatriada, bem como a auxiliar as atividades de importação e exportação nestes países. 

Para conhecer mais sobre o mercado bancário, acesse nosso site!

Por Pedro Guedes
Com informações de Banco Central do Brasil, BB, BTG
Imagem: GBX
 

Veja também:

As tendências globais para os meios de pagamento: o caso da América Latina

As tendências globais para os meios de pagamento: o caso da América Latina

Ao redor do mundo, existem milhares de métodos...

Leia mais
ANP informa crescimento nas reservas provadas de petróleo em 2023

ANP informa crescimento nas reservas provadas de petróleo em 2023

Na segunda-feira, dia 01º de abril, a Agência...

Leia mais
Evento da Febraban vai debater a tokenização, web 3.0 e metaverso

Evento da Febraban vai debater a tokenização, web 3.0 e metaverso

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é a...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2024. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: